A partir desta terça-feira (3), a Polícia Federal brasileira começa a emitir o novo passaporte no país, trazendo consigo uma série de inovações, sobretudo no que tange a segurança, com o objetivo de evitar fraudes.
Uma das principais mudanças no novo passaporte é a inclusão de figuras que representam a fauna e flora brasileiras em várias de suas páginas. Além disso, o novo passaporte conta com imagens que só podem ser vistas sob luz ultravioleta, tornando-o ainda mais seguro contra fraudes. As marcas d'água também foram reforçadas para garantir a autenticidade do documento.
Esta é a primeira grande atualização do passaporte desde 2015, quando ele foi transformado em um passaporte eletrônico, incorporando um chip de segurança e estendendo o prazo de validade para 10 anos. No entanto, diferentemente das mudanças anteriores, a troca para o novo modelo de passaporte agora é opcional e só será necessária quando o passaporte atual atingir o fim de seu prazo de validade.
O custo de emissão do novo passaporte permanecerá o mesmo. Atualmente, a taxa para o passaporte comum é de R$ 257,25. Para casos de urgência ou emergência, o valor é de R$ 334,42. No entanto, é importante destacar que deixar o documento vencido resultará em custos adicionais.
No exterior, o novo modelo de passaporte começará a ser expedido apenas em 2024 nas embaixadas e consulados do Brasil. Isso permitirá que os brasileiros que vivem no exterior também desfrutem das vantagens do novo documento.