Um confronto a tiros com a Brigada Militar deixou três homens mortos e um ferido na madrugada deste sábado, 24, no bairro Guajuviras, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a polícia, o grupo estava envolvido em uma tentativa de expulsar à força um morador da própria residência.
A ação começou por volta da 1h, na avenida Esperança, após denúncia de que um veículo Hyundai HB20 com placas clonadas circulava pela área. Durante a abordagem, os suspeitos atiraram contra os policiais, que reagiram. Dois homens morreram no local e um terceiro foi socorrido, mas não resistiu. Um quarto integrante do grupo foi atingido de raspão no rosto por um disparo de fuzil e está hospitalizado sob custódia, sem risco de morte.
De acordo com o tenente-coronel Clóvis Ivan Alves, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), os criminosos estavam torturando um morador do bairro em um beco próximo ao local do confronto. A vítima seria um trabalhador sem vínculos com o crime organizado. A intenção dos agressores, segundo a investigação, era matá-lo e tomar posse de sua casa. “Aparentemente, a motivação está ligada ao tráfico de drogas, mas ainda investigamos os detalhes. O morador agredido não tinha qualquer ligação com facções criminosas”, afirmou o comandante.
Após receberem o chamado, os policiais localizaram o veículo suspeito. Na tentativa de fuga, os ocupantes atiraram contra a viatura da Brigada Militar, que revidou. O tiroteio deixou três mortos e um ferido. Nenhum policial se feriu na ação. Durante a perícia, foram apreendidas uma pistola calibre .40, um revólver calibre .32 e luvas, possivelmente usadas para não deixar digitais. A polícia não descarta que outras armas tenham sido descartadas durante a perseguição.
Até a publicação desta reportagem, dois dos mortos já tinham sido identificados como sendo Cassiano da Silva e Arthur Prelelue Marques. O terceiro é um homem de 22 anos, com antecedentes por adulteração de sinais identificadores de veículos, mas que não teve o nome divulgado. Ele morreu no hospital O ferido, um homem de 24 anos, possui registros por lesão corporal e ameaça.
Todos os suspeitos seriam integrantes de um grupo criminoso oriundo do bairro Bom Jesus, na zona Leste de Porto Alegre, que teria ramificações em Canoas. O caso é investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A vítima da tentativa de homicídio está em segurança.