A Comissão Eleitoral das eleições para o conselho tutelar de Bento Gonçalves recebeu denúncias de pedido de votos por parte de parlamentares nas eleições que definiram os novos conselheiros tutelares. Dois vereadores estariam envolvidos nas acusações de que teriam pedido votos a favor de duas conselheiras eleitas pela população. Eles teriam sido flagrados por meio de registros em vídeo e por conta de postagens em redes sociais. A denúncia está sendo analisada pela comissão.
O pleito eleitoral definiu como as novas conselheiras tutelares Silvana Lima, mais votada com 811 votos, Marlene Peliccioli, Solange Balestri, Simone Lunelli e Alexandra Ricardo. Dentre as cinco primeiras candidatas, duas conselheiras, que não tiveram seus nomes divulgados, teriam contado com a ajuda de parlamentares na campanha, o que é proibido conforme edital publicado pela Comissão Eleitoral.
A presidente da Comissão Eleitoral das eleições para o conselho tutelar, Cinara Marques dos Santos, confirmou que foram recebidas denúncias e que o prazo ainda está aberto para outras sejam feitas. Cabê à comissão analisar e aprovar ou não as denúncias efetuadas. "Existem denúncias, e ainda há prazo para que outras sejam feitas, mas que a Comissão Eleitoral não pode mencionar os envolvidos para evitar exposição, mesmo porque ainda se está no prazo de denúncias e de defesas. Tudo será analisado posteriormente pela comissão e pelo COMDICA até a homologação das eleições", ressalta.
O prazo para recebimento de denúncias, conforme calendário publicado no Diário Oficial do município, estende-se até sexta-feira (6).