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Obra da Via Gastronômica, em Bento Gonçalves, tem reajuste de quase 50%

Sem interessados na primeira licitação, aumento no custo do projeto da prefeitura passa pela alta nas matérias-primas e alterações na proposta inicial

07/12/2021 às 10h05
Por: Marcelo Dargelio
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(Divulgação prefeitura)
(Divulgação prefeitura)

Depois de uma primeira licitação deserta, a prefeitura de Bento Gonçalves relançou nesta segunda-feira, dia 6, o processo para revitalização rua Herny Hugo Dreher, a chamada Via Gastronômica, entre os bairros São Bento e Planalto. A principal mudança no edital, com relação ao anterior, é o reajuste no custo total da obra, que passa de R$ 3.025.179,07 para R$ 4.458.562,20, uma diferença de quase 50%.

De acordo com a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti, a alta ocorre em função da elevação do preço das matérias-primas e também de mudanças no projeto original. "Nas grades de ferro, por exemplo, houve um aumento significativo de valores. Também foi realizada atualização do projeto das calçadas e incluída pavimentação, ações que julgamos necessárias", explica. Serão utilizadas pedras de basalto cerrado, mais caro que o basalto tradicional.

Esta etapa de abertura contempla intervenções até o entroncamento com a rua Xingú, em um total de 600 metros. Depois de iniciados, os trabalhos neste trecho devem durar ao menos oito meses. O passo seguinte, que contempla o perímetro da avenida Planalto, no trecho entre a Herny e a Carlos Flores – uma extensão total de 700 metros –, será discutido com a comunidade e os empresários da região após a conclusão da primeira parte.

Segundo a administração, o projeto inicial não considerou a fiação não será subterrânea, pelo alto custo, mas serão feitas todas as adaptações para uma mudança futura. De acordo com o Poder Público, neste formato, cada 100 metros custariam R$ 2 milhões. Por enquanto, os postes de energia elétrica da RGE permanecerão no lado direito das ruas e, no esquerdo, serão instalados postes temáticos.

Com o alargamento das calçadas e a colocação de piso tátil, para priorizar a circulação de pedestres, deve haver redução das vagas de estacionamento nas principais ruas. A ideia é levar estes pontos de parada para as vias secundárias do entorno, onde a promessa é haver um reforço na iluminação para aumentar a sensação de segurança.

Confira abaixo outras projeções feitas pelo Ipurb de como deve ficar o local quando as intervenções estiverem finalizadas:

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