Uma notícia surpreendeu os bento-gonçalvenses nesta segunda-feira, 20 de maio, e terça-feira, 21 de maio. Em Bento Gonçalves somente moradores atingidos pelos deslizamentos e enchentes, bem como quem reside em áreas de risco, poderá receber os benefícios do saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Não há previsão de mjudança nessa medida.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bento Gonçalves, o decreto de calamidade, assinado pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, somente serão liberados os recursos para as áreas atingidas no município pelas enchentes, deslizamentos e as fortes chuvas. Caso alguma família esteja dentro desse cenário e não estiver contemplada, pode procurar o Departamento de Habitação, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDES) para verificação. O poder público não divulgou quais são os bairros e localidades listados no decreto de calamidade.
Ao contrário de Bento Gonçalves, onde as informações chegam a conta gotas e desencontradas, o município de Caxias do Sul, por meio do prefeito Adiló Didomênico, solicitou ao presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes e ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho, com intermediação da deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), que todos os caxienses tivessem direito ao saque calamidade do FGTS. Ele entendeu que, devido ao momento dramático por todas as empresas gaúchas, principalmente de Caxias, a liberação do recurso vai permitir o giro na economia do município. Além disso, a prefeitura de Caxias criou um número de Whatsapp para tirar as duvidas da população.
Vereador enviou ofício pedido que prefeito Diogo libere recurso para toda a população
Diante da inércia do prefeito Diogo Siqueira em liberar os recursos do saque calamidade para toda a população, o vereador Rafael Fantin, o Dentinho (NOVO) enviou ofício fazendo uma solicitação formal ao chefe do executivo municipal para que o saque do FGTS Calamidade fique disponível à toda população de Bento Gonçalves, e não apenas aos moradores das áreas atingidas diretamente. "Lembramos que, indiretamente, a economia e, por consequência, toda população local, sofrerá ainda efeitos desta calamidade que abalou profundamente nossa comunidade. Vale lembrar que o banco já abriu exceção nestes termos ampliando a todos os moradores de Caxias do Sul o direito ao saque calamidade, e não apenas os atingidos diretamente pela chuva, por uma solicitação encaminhada pelo prefeito do município vizinho. O saque tem limite
de R$ 6.220 e aqueles que tiverem o valor para sacar podem se cadastrar no aplicativo da Caixa e fazer a solicitação. Em nosso gabinete, temos recebido solicitações neste sentido, lembrando que precisamos movimentar nossa economia como parte do processo de recuperação. Acredito que o mesmo critério pode e deve ser aplicado em Bento Gonçalves", destacou o vereador em seu pedido.
Mín. 13° Máx. 19°