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Seduc investe na expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em 2024

Nesta segunda-feira, 29, a Secretaria Estadual deu início a uma série de formações para as equipes diretivas entenderem e aplicarem o novo método nesse ano letivo.

29/01/2024 às 20h42 Atualizada em 30/01/2024 às 12h25
Por: Renata Oliveira Fonte: Secom RS
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Evento reunirá mais de 2 mil professores em 32 horas de atividades ao longo de janeiro, fevereiro e março -Foto: Gustavo Peres/Ascom Seduc
Evento reunirá mais de 2 mil professores em 32 horas de atividades ao longo de janeiro, fevereiro e março -Foto: Gustavo Peres/Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul deu início a uma série de formações para gestores, equipes diretivas, chefes de divisão das Coordenadorias Regionais de Educação e secretários de escola nesta segunda-feira, 29. Esses profissionais passarão a integrar, a partir do ano letivo de 2024, a modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral, que será expandida para um total de 205 escolas estaduais, aumentando em relação às 111 instituições que adotaram o modelo em 2023.

O evento de formação ocorre em várias etapas, abrangendo os dias 29 de janeiro a 1º de fevereiro, 5 de fevereiro a 8 de fevereiro, e continuando ao longo do mês de março com diversas atividades. Mais de 2 mil professores participarão, ao todo, de 32 horas de formação no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A abertura do evento foi transmitida pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Durante a formação, os participantes serão introduzidos às bases teóricas e metodológicas do modelo, à matriz curricular atualizada com novos componentes e à Tecnologia de Gestão Educacional, além de receberem informações sobre o plano de ação da secretaria.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou as vantagens do ensino em tempo integral, ressaltando que esse modelo, amplamente utilizado em várias partes do mundo, aumenta as chances dos alunos ingressarem em uma universidade em pelo menos 17%. Ela enfatizou a integralidade do ensino, abordando aspectos físicos, mentais, cognitivos e socioemocionais, contribuindo para uma trajetória profissional mais bem-sucedida.

O subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, falou sobre as mudanças administrativas em andamento, desde a distribuição da carga horária dos docentes até o alinhamento pedagógico deste novo modelo de educação. Marcelo ressaltou a importância do modelo, reconhecendo que sua implementação é complexa e requer ajustes com base nas necessidades específicas de cada instituição.

O subsecretário de Planejamento e Gestão Organizacional, Diego Ferrugem, destacou a força-tarefa do governo para garantir que todas as escolas, especialmente as de tempo integral, tenham suas cargas horárias adequadamente preenchidas. Ele mencionou a recente autorização para contratar até 9 mil novos profissionais, além dos 1,3 mil professores efetivos aprovados no último concurso.

Tamires Fakih, superintendente de Educação Profissional, explicou como ocorre a implementação nos casos em que a escola é técnica e, ao mesmo tempo, está começando no modelo de tempo integral. Ela destacou a oferta de cursos técnicos que se alinham com as necessidades do mundo do trabalho, abordando temas como protagonismo juvenil, empreendedorismo e pensamento tecnológico.

Além do repasse do Agiliza Educação para todas as escolas estaduais, as escolas de Ensino Médio em Tempo Integral receberam, somente em janeiro, mais de R$ 15 milhões em investimentos.

A expansão do Ensino Médio em Tempo Integral é uma prioridade do governo do Estado, buscando proporcionar novas oportunidades de aprendizagem e protagonismo aos jovens da rede de ensino. O projeto prevê transformar, até 2026, 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em escolas de tempo integral, atingindo um índice de 25% de matrículas nessa modalidade. 

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