O setor automobilístico brasileiro, monitorado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), revelou um avanço significativo nas vendas de outubro, com 206.669 carros e veículos comerciais leves negociados. Este número representa um aumento de 10,26% em relação a setembro, e um salto ainda mais notável de 22,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Fiat lidera as vendas com expressivos 21% do mercado, totalizando 44.456 veículos vendidos.
A competição entre os modelos mais vendidos se manteve acirrada, com a Fiat Strada, Volkswagen Polo e Chevrolet Onix mantendo suas posições de destaque no pódio. Entretanto, o Fiat Mobi surpreendeu, escalando do sétimo para o quarto lugar, enquanto o Hyundai HB20 desceu para a quinta posição. O Chevrolet Onix Plus seguiu de perto, ocupando o sexto lugar.
Entre os SUVs, o Volkswagen T-Cross avançou para a sétima posição, tornando-se o modelo mais vendido de sua categoria, enquanto o Chevrolet Tracker desceu para o oitavo lugar. Demonstrando a preferência nacional pelos veículos compactos, o Renault Kwid, um dos carros mais acessíveis do mercado, alcançou a nona posição.
No que tange ao segmento de picapes, a VW Saveiro e a Fiat Toro continuaram sua disputa acirrada, mas o destaque ficou por conta da RAM Rampage, que registrou um notável crescimento de vendas, saltando para 2.542 unidades comercializadas, um número expressivo em comparação ao mês anterior.
O cenário evidencia uma recuperação vigorosa do mercado automobilístico brasileiro, com a Fiat reafirmando sua posição dominante, modelos surpreendendo no ranking e a disputa no segmento de picapes mostrando a diversidade de preferências dos consumidores brasileiros.
Veículos elétricos na vitrine
O BYD Dolphin provou que, de fato, é um fenômeno de vendas no mercado brasileiro. O hatch elétrico que chegou em junho surpreendendo público e crítica com preço de subcompacto (R$ 149.800), mais uma vez, no entanto, superou as 1.000 unidades em apenas um mês.
O hatch elétrico, a princípio, aparece colado no GWM Haval H6. O SUV híbrido, que aparece na 41ª posição do ranking dos mais vendidos, contudo, emplacou 1.450 exemplares. Ou seja, os eletrificados (some aí o BYD Song Plus e Volvo XC60) têm caído cada vez mais no gosto do brasileiro que, assim, têm deixado de lado modelos tradicionais, como Volkswagen Jetta e os Nissan Versa e Sentra, por exemplo - todos, abaixo de 1.000 unidades.
Confira a lista dos 50 mais vendidos no Brasil em outubro
1°) Fiat Strada: 11.874
2°) Volkswagen Polo: 11.123
3°) Chevrolet Onix: 10.657
4°) Fiat Mobi: 8.037
5°) Hyundai HB20: 7.421
6°) Chevrolet Onix Plus: 7.114
7°) Volkswagen T-Cross: 6.724
8°) Chevrolet Tracker: 6.669
9°) Renault Kwid: 6.394
10°) Nissan Kicks: 6.115
11°) Hyundai Creta: 5.354
12º) Fiat Argo: 5.257
13°) Volkswagen Nivus: 4.957
14°) Fiat Cronos: 4.929
15°) Jeep Compass: 4.640
16°) Volkswagen Saveiro: 4.214
17°) Fiat Pulse: 4.157
18°) Fiat Toro: 4.415
19°) Honda HR-V: 4.087
20°) Toyota Corolla: 3.996
21°) Toyota Corolla Cross: 3.682
22°) Fiat Fastback: 3.640
23°) Hyundai HB20S: 3.670
24°) Jeep Renegade: 3.442
25°) Chevrolet Montana: 3.249
26°) Volkswagen Virtus: 2.924
27°) Renault Duster: 2.891
28°) Peugeot 208: 2.832
29°) Citroën C3: 2.714
30°) Ford Ranger: 2.591
31°) RAM Rampage: 2.542
32°) Caoa Chery Tiggo 5X: 2.483
33°) Toyota Yaris Sedan: 2.426
34°) Chervolet Spin: 2.051
35°) Fiat Fiorino: 2.051
36°) Chevrolet S10: 2.037
37°) Volkswagen Taos: 1.865
38°) Toyota Yaris: 1.862
39°) Jeep Commander: 1.577
40°) Toyota SW4: 1.548
41°) GWM Haval H6: 1.450
42°) BYD Dolphin: 1.366
43°) Mitsubishi L200: 1.206
44°) BYD Song Plus: 1.100
45°) Renault Oroch: 991
46°) Renault Master: 980
47°) Nissan Versa: 767
48°) Honda City: 751
49°) Volkswagen Amarok: 735
50°) Honda City Hatch: 684
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