Por 32 votos a 13, a Assembleia Legislativa aprovou, na noite desta terça-feira, 10 de maio, o projeto de lei do Executivo que estabelece as regras para novas concessões de estradas estaduais. Os contratos para a instalação de pedágios poderão ter até 30 anos. O texto original foi modificado por seis emendas, colocadas como condição por partidos da base para apoiar a matéria. As informações são da Rádio Gaúcha.
Uma das propostas, levantada pelo PDT, obriga o governo do Estado a elaborar um marco regulatório no prazo de 90 dias. O conjunto de regras, que deve ser semelhante ao estabelecido pelo governo federal, não precisará passar pela Assembleia, contará com uma consulta pública para colher contribuições da sociedade acerca do tema. Sem a regulação, os pedetistas consideravam o projeto um "cheque em branco".
As melhorias em cada rodovia concedida e as obrigações das concessionárias constarão em cada edital. O valor das tarifas será estipulado a partir da melhor proposta apresentada pelas empresas. Um dos pontos cotados para receber uma praça de pedágio é a RSC-453, entre Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi. Os estudos iniciais apontam que ele seria construído nas proximidades do Motel Monza.