A Câmara de Vereadores deBento Gonçalves aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 1º, opedido de um financiamento municipal junto ao Badesul no total de R$ 3 milhões.O recurso será utilizado para pavimentação asfáltica em cinco ruas da cidade epago em 48 meses. A contrapartida do Poder Público local será de R$ 334 mil.
Uma das vias que serãocontempladas é a Arlindo Franklin Barbosa (foto principal), no trecho da LinhaPradel que leva a várias empresas e ao Lar do Ancião. Apesar de o local serasfaltado, as condições precárias do pavimento são alvo de reclamações há anos.A área recebe uma grande circulação de caminhões diariamente, transportadomatérias primas e produtos das indústrias instaladas naquela zona.
Outra importante intervenção éna rua Nelson Carraro, situada ao sul da área urbana, em direção à divisa com omunicípio de Garibaldi por Tamandaré, e que atualmente tem pavimentação em paralelepípedos.Também é considerada um importante eixo de ligação, Sul, inclusiveconstituindo-se em outro acesso de quem vem da cidade de Caxias do Sul ouFarroupilha.
A rua Amos Perissutti, mais umdos pontos que serão beneficiados, também possui pavimentação de paralelepípedoe se constitui em uma ligação importante rumo à Escola Fundamental SantaHelena. A via possui, ainda, declividade acentuada para a circulação dos ônibuscoletivos.
A rua João Coser, no SantaRita, hoje conta com pavimentação parcial, somente meia pista em paralelepípedo.É uma via interna que ligará três bairros: o próprio Santa Rita, o Botafogo e oPomarosa.
Por fim, o projeto contempla arua José Benedetti, localizada na área industrial do bairro Salgado. Um dosobjetivos é justamente atrair novos investimentos industriais através de umaboa acessibilidade e serviços compatíveis de infraestrutura. O asfalto existenteé muito antigo e está desgastado, e será executado recapeamento asfálticodimensionado para receber circulação de carga pesada.
O financiamento ainda depende de aprovação do Badesul,que nos próximos dias analisará a proposta do município. A expectativa é de queas licitações comecem a ser lançadas no prazo entre 60 e 90 dias.