Que Bento Gonçalves não é uma ilha, todo mundo já sabe. Mas a Capital do Vinho mostra-se como uma das primeiras cidades gaúchas a manter estabilidade na geração de empregos em 2018. Ao longo dos primeiros nove meses do ano, a cidade registrou saldo positivo na abertura de vagas de trabalho, somando 1.007 postos abertos até o momento. Os números são do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com os números, no mês de setembro foram abertos 116 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,29% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram vagas de emprego foram o da Indústria de Transformação, com 99 vagas abertas, seguido pelos Serviços, com 34 vínculos criados. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o do Comércio e o da Extrativa Mineral, com 17 e 3 vínculos encerrados, respectivamente.
O saldo acumulado no ano é de 1.077 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram abertos 734 postos de trabalho no município, um acréscimo de 1,90%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 224 novas vagas, seguido pelo Comércio, com 200 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Agropecuária e o da Extrativa Mineral, com 28 e 21 vínculos encerrados, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Construção Civil, com um acréscimo de 10,45%.