As obras do trevo do bairro Santa Rita, que se encontram paralisadas há 90 dias, ainda devem demorar para serem retomadas. Depois de um longo período sem evolução, a licitação foi marcada para o dia 21 de fevereiro para a contratação de uma empresa especializada para a detonação de rochas, drenagem e pavimentação. Segundo o Ipurb, as melhorias visam o alargamento da entrada e saída do trevo junto ao quilômetro 217,3 da BR-470.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o cronograma apresentado pela Prefeitura de Bento Gonçalves previa que os trabalhos durassem 60 dias. No entanto, após cinco meses do início da obra, foi solicitado ao órgão, no dia 4 de janeiro, a prorrogação do prazo inicial tendo em vista a necessidade encontrada, após o início dos trabalhos, em realizar o desmonte de rochas por meio de detonação, não previsto inicialmente.
No presente momento, os trabalhos encontram-se paralisados até que se conclua o processo licitatório para a contratação de empresa especializada para dar sequência aos trabalhos. “É sabido que todo o processo licitatório deve atender o tramite legal. A licitação está agendada para dia 21 de fevereiro. O custo dessa fase é de R$ 455.029,55 (detonação, drenagem, pavimentação e sinalização). Deixando claro, que a etapa conta com aprovação do DNIT, inclusive já possui licença ambiental”, afirma a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti.
O que será feito no local:
Conforme a diretora do Ipurb, num primeiro momento será feito o alargamento da entrada e saída do trevo. “Todo o projeto está sendo estudado junto ao DNIT. Na primeira fase será alargado para quem acessa ou sai da Rua Antônio Michellon tenha livre passagem”, explica.
O problema principal, que é a travessia da rodovia dos veículos que vem do bairro Santa Rita e precisam fazer a conversão para ir em direção à Garibaldi, inicialmente não será resolvido. “É uma primeira etapa para solucionar o problema. Já estamos em tratativa com o DNIT sobre a travessia”, destaca Melissa.
O prazo para a conclusão da etapa após a emissão da ordem de início dos serviços, que se dá posteriormente ao processo licitatório com a empresa vencedora, é de 90 dias, podendo haver alteração.