Quarta, 26 de Janeiro de 2022
25°

Chuva

Bento Gonçalves - RS

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que destina verba para construção de condomínios exclusivos para idosos de baixa renda

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Para Dr. Frederico, é preciso garantir o bem-estar das pessoas idosas A Comissão de Defesa dos Direitos da Pes...

29/11/2021 às 10h25
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Para Dr. Frederico, é preciso garantir o bem-estar das pessoas idosas - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)
Para Dr. Frederico, é preciso garantir o bem-estar das pessoas idosas - (Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reserva 10% dos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) para a construção de condomínios residenciais destinados a pessoas idosas de baixa renda. A medida altera a lei que criou o fundo (Lei 11.124/05).

O texto aprovado também altera o Estatuto do Idoso para aumentar, de 3% para 6%, o percentual de imóveis destinados a idosos em programas habitacionais federais.

O relator do Projeto de Lei 1765/15 e oito apensados, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), recomendou a aprovação das alterações na forma do substitutivo adotado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano.

"Considerando que, brevemente, seremos um país envelhecido, é preciso que se discutam, desde logo, políticas públicas que venham a garantir o bem-estar das pessoas idosas”, disse o relator.

O projeto original, apresentado pelo ex-deputado Veneziano Vital do Rêgo (PB), hoje senador, destina 20% do FNHIS para a mesma finalidade. Ao propor a redução do percentual, o deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), autor do substitutivo, argumentou que não há dados precisos sobre o déficit habitacional específico da população idosa.

“Os idosos merecem atenção e priorização, mas na medida e na proporção de suas necessidades, evitando que, no anseio de beneficiar uma classe, não sejamos injustos e desequilibrados com outras”, ponderou Fruet.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2043, um quarto da população brasileira deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. A partir de 2047, a população deverá parar de crescer, contribuindo para o processo de envelhecimento populacional.

Tramitação
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 22h57 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuva

Mín. 20° Máx. 35°

Qui 26°C 18°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 29°C 13°C
Dom 30°C 14°C
Seg 30°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio