Segunda, 29 de Novembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Brasil Política

Deltan Dallagnol deixa o MPF e deve concorrer nas eleições de 2022

Ex-coordenador da Operação Lava Jato anunciou a sua saída do órgão nesta quinta-feira, dia 4, dizendo que tem "várias ideias" sobre como contribuir com o país

05/11/2021 às 08h29
Por: Redação
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

Seguindo provavelmente os mesmos passos do ex-juiz federal Sérgio Moro, o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, divulgou, nesta quinta-feira, dia 4, a sua saída definitiva do Ministério Público Federal (MPF) para, ao que tudo indica, tentar ingressar na carreira política. O anúncio foi feito em um vídeo postado nas redes sociais. 

Dallagnol deixou o MPF após 18 anos. "Eu tenho várias ideias sobre como posso contribuir e eu serei capaz de avaliar, refletir e orar melhor sobre essas ideias depois de sair do Ministério Público", afirma. A expectativa é de que ele concorra ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022.

Lava Jato
Dallagnol já tinha se afastado da coordenação da força-tarefa em setembro de 2020, após seis anos à frente da operação. Na época, ele afirmou que precisaria dedicar mais tempo à filha, que tinha apresentado problemas de saúde.

Em fevereiro de 2021, a força-tarefa "deixou de existir", de acordo com o MPF, e os procuradores da operação passaram a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Processos disciplinares
Em setembro de 2020, Dallagnol foi punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por postagens publicadas nas redes sociais contra a candidatura de Renan Calheiros (MDB) à presidência do Senado, em 2019.

Na oportunidade, o conselho entendeu que Deltan cometeu infração disciplinar por suposta tentativa de interferência na disputa. A punição de censura, que atrasa a progressão de carreira dos procuradores, foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 12h25 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

Ter 26°C 13°C
Qua 25°C 12°C
Qui 24°C 14°C
Sex 23°C 13°C
Sáb 26°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio