Os trabalhos de reformulação do entroncamento da ERS-453 com a BR-470, conhecido como Trevo da Telasul, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, devem encerrar até o início do mês de agosto. A entrega da rotatória em construção no trecho é um anseio dos motoristas que utilizam a rodovia diariamente e presenciam acidentes de trânsito quase todos os dias.
Conforme o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Adalberto Jurach, as equipes já finalizaram a terraplenagem ao longo do trecho, considerada a parte mais demorada do projeto. Agora, começam os trabalhos na base do solo, para depois iniciar a aplicação do asfalto. As alterações no trânsito nas proximidades da rotatória só vão ocorrer na fase final da obra. Apesar das chuvas constantes que caíram durante os últimos 15 dias, a expectativa é que não haja mais entraves nos trabalhos.
A reformulação do trevo começou no início de setembro do ano passado e prevê a construção de uma rotatória alongada, que deve eliminar as filas de veículos. Ela também foi pensada para se adequar a uma futura duplicação da estrada ou à construção de uma elevada, apontada como a solução definitiva para o entroncamento. O custo total da obra é de R$ 7 milhões.