A melhora nos indicadores da Segurança Pública no Rio Grande do Sul é frequente. Em Passo Fundo e Erechim, duas das principais cidades do Norte do Estado, o trabalho integrado das forças de segurança reduziu em 17% os índices de mortes violentas em 2024. Segundo dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, foram 65 casos no ano passado, contra 78 em 2023. Os homicídios dolosos diminuíram 14%, passando de 73 ocorrências em 2023 para 63 em 2024. Já os de feminicídios caíram de quatro para dois (-50%). Além disso, não foram registradas vítimas de latrocínio em 2024, enquanto 2023 teve um incidente.
Nos crimes contra o patrimônio, Passo Fundo e Erechim, que têm governo do Estado, também apresentaram reduções. As ocorrências em transportes coletivos despencaram 69%, passando de 54 em 2023 para 17 no ano passado. Os roubos de celulares diminuíram 35% (de 71 para 46), enquanto o roubo de carros teve retração de 30% (de 43 para 30). Os casos de roubo a pedestre caíram de 355 para 255 (-28%). Os indicadores mostram por que o Rio Grande do Sul foi destaque no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, publicado recentemente.
“A redução desses indicadores é reflexo direto da atuação das forças de segurança da região, que trabalham de maneira integrada e com planejamento estratégico, baseado, especialmente, nos dados fornecidos pelo sistema de Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg). Vamos prosseguir com as ações, buscando reduzir ainda mais o número desses crimes”, afirmou o delegado Gustavo Ceccon, responsável pela 11ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (11ª DPRI).
Uma das menores taxas de roubo de celular do Estado
A cidade de Erechim apresenta uma das menores taxas de roubo de celular do Rio Grande do Sul, com 0,9 caso por 100 mil habitantes. No comparativo com 2023, as ocorrências desse crime caíram de seis para apenas uma (-83%). Outra redução expressiva está no roubo de veículos, que diminuiu 67% (de 12 para quatro).
Segurança no transporte
Passo Fundo teve uma queda de 70% nas ocorrências em transportes coletivos. Foram 16 casos no ano passado, frente a 54 em 2023. Além disso, os incidentes de roubo e furto de veículos diminuíram de 450 para 298 (-34%).
Investimento contínuo em segurança
O governo do Estado vem desenvolvendo ações de prevenção e combate à criminalidade, além de investimentos no aumento do efetivo das forças de segurança e na melhora de infraestrutura. Em junho de 2025, foi assinado o termo de cooperação para a construção da Cidade da Polícia em Passo Fundo, que irá abrigar as novas sedes das Delegacias da Polícia Civil na região.
Em abril do ano passado, foi inaugurado o novo Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Região Norte (CRPO/Norte), em Erechim. Com investimento de R$ 522 mil do Estado, a sede da unidade faz parte da nova organização administrativa das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPS).
O comandante do CRPO/Norte, coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior destaca o trabalho em conjunto e os investimentos como fundamentais para a redução da criminalidade. “As quedas dos índices de criminalidade no município de Erechim não são apenas decorrentes do trabalho integrado das forças de segurança, mas também do apoio decisivo de entidades, empresários e órgãos municipais. Ressaltamos o Programa Sentinela, responsável por um dos maiores sistemas de vigilância e monitoramento do Rio Grande do Sul, bem como o PISEG, que agrega o apoio da Secretaria de Segurança Pública, no aporte de equipamentos, armamentos, viaturas, treinamentos e recursos financeiros. Planejamento, integração e o comprometimento de todos, fazem com que tenhamos índices em declínio no município e na RISP Norte”, concluiu.
Texto: Leonardo Fister
Edição: Secom