Nesta semana, a Prefeitura de Bento Gonçalves trouxe uma boa notícia para a comunidade de Bento Gonçalves na área da saúde. No segundo semestre deste ano, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) irão usufruir de um novo aparelho de Raio-X e Laboratório de Patologias e Análises Clínicas. Os novos serviços vão permitir uma maior agilidade e conforto no atendimento aos pacientes no Complexo Hospitalar que está sendo montado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O prefeito Guilherme Pasin e o secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, reuniram a imprensa para apresentar o que foi feito na área da Saúde nos primeiros cinco meses deste ano. O encontro serviu para mostrar que o corte no atendimento médico em alguns postos de saúde, principalmente no interior do município, serviu para que o recurso fosse direcionado para a conclusão das obras do novo Laboratório de Patologias e Análises Clínicas e a colocação em funcionamento do aparelho de Raio-X Digital. Os dois serviços devem estar disponíveis à população no segundo semestre.
O aparelho de Raio-X Digital foi montado em uma das salas do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Trata-se de um aparelho moderno, de última geração, que vai dar maior agilidade e evitar o desperdício na realização de radiografias. Ao contrário do sistema utilizado hoje, onde é preciso que o paciente vá buscar a sua radiografia, ou ela tenha que ser revelada e encaminhada para a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), o novo equipamento permite que tudo seja feita de forma on line. Ou seja, o paciente terá um prontuário digital, onde ficará armazenada a sua radiografia para análise médica. Além disso, as imagens terão uma definição mais nítida que as realizadas pelo aparelho mais antigo. Os resultados também poderão ser enviados para as UBS do município e de outras cidades via e-mail, o que tornará o atendimento ainda mais ágil. O prefeito Guilherme Pasin destaca que este é um avanço importante, pois vai evitar o desperdício com as radiografias que não são retiradas pelos pacientes. "Bento Gonçalves tem um prejuízo anual de R$ 500 mil com exames que não são retirados pelos pacientes. Com a entrada em funcionamento do Raio-X Digital, começamos a colocar um fim neste desperdício tão grande do dinheiro público", destaca o prefeito.
Outra novidade preparada para o segundo semestre é o funcionamento do novo Laboratório de Patologias e Análises Clínicas. Ele deve funcionar a partir do segundo semestre, transferindo-se da parte velha do antigo PA 24 Horas, para suas novas instalações no Complexo Hospitalar da UPA. O espaço com várias salas, todas elas climatizadas por ar condicionado, para garantir o melhor atendimento aos pacientes. O mesmo cuidado foi pensado para os funcionários que farão a coleta dos exames e suas análises clínicas. O moderno espaço eleva a outro patamar de qualidade o serviço de exames laboratoriais pelo SUS. "Fizemos um investimento que era necessário para garantirmos um atendimento digno e de qualidade para a nossa população. Estamos saindo de um ambiente com goteiras e com um aspecto que não era dos mais aceitáveis, para um espaço moderno, confortável e que vai garantir um melhor local de trabalho para os funcionários e um conforto a mais para os pacientes que serão atendidos aqui", comemora Pasin.
Obras do Complexo Hospitalar não pararam
O sonho da comunidade bento-gonçalvense em ter um hospital público segue ocorrendo. A Prefeitura Municipal decidiu realizar o trabalho em etapas e não mais construir todo o complexo hospitalar de uma vez só. Segundo o prefeito Guilherme Pasin, cada etapa de obra concluída será entregue a comunidade. A ideia é fazer com que a população possa usufruir dos serviços o mais rápido possível, em vez de ter que esperar que toda a estrutura do hospital fique pronta para a utilização.
De acordo com o secretário Diogo Siqueira, Após a conclusão do Centro Odontológico e do Laboratório de Patologias e Análises Clínicas, as obras se concentram na construção do novo bloco cirúrgico. Os trabalhos começaram pelo Centro de Material Esterilizado, que contará com banheiros e vestiários de barreira masculinos e femininos, sala administrativa, e espaço para os médicos. Assim que for concluída esta parte, começam os trabalhos para construir as oito salas de cirurgias, que irão aumentar em quatro vezes a capacidade de atendimento da comunidade, que hoje conta com apenas duas salas na parte velha do PA 24 Horas.
O secretário adianta não há uma definição de quando o Complexo Hospitalar será concluído, pois isso dependerá da captação de recursos junto ao Governo Federal. A ideia é garantir a saúde financeira da secretaria para que sobrem recursos que garantam a continuidade das obras. "Vamos seguir construindo e entregando cada parte pronta do complexo. Esse é o principal objetivo da prefeitura no momento e estamos conseguindo fazer isso com muita competência, mesmo que tenhamos feita a população sofrer um pouco com a falta de atendimentos médicos, principalmente no interior", afirma Siqueira.
Prefeito faz mea-culpa com corte dos médicos
No encontro com os jornalistas, o prefeito Guilherme Pasin aproveitou para fazer um mea-culpa com a questão envolvendo o corte dos médicos nas localidades do interior. Segundo o chefe do Executivo, a prefeitura tinha que ter feito a comunicação de forma mais clara dos cortes, a fim de evitar transtornos para a população. Além disso, Pasin destacou que faltou discutir com a comunidade qual seria a melhor forma de unificar os atendimentos naquelas regiões. "Erramos em fazer da forma como fizemos os cortes. Mas isso serviu de aprendizado para corrigirmos e fazermos a comunicação de nossos atos de uma melhor forma daqui pra frente", resumiu Pasin.