O Programa AABB Comunidade está completando 19 anos de atuação, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em parceria com o município de Bento Gonçalves. Orientado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, as ações têm como proposta pedagógica integrar a família, escola e comunidade contribuindo para o desenvolvimento dos atendidos.
Para o secretário Municipal de Assistência Social, Márcio Pilotti, esse sempre foi um serviço de referência junto ao município. "O programa é extremamente importante porque além de oferecer uma estrutura com área arborizada, ginásio, complexo de piscinas para atender essas crianças e jovens no contraturno escolar, possibilita que esses alunos possam desfrutar de um ambiente acolhedor, buscando a convivência social e auxiliando no fortalecimento dos vínculos familiares", enfatiza.
Com a finalidade de complementar o currículo escolar, os temas desenvolvidos no projeto foram distribuídos em nove grupos: acompanhamento pedagógico - matematização; acompanhamento pedagógico - leitura e escrita; comunicação e tecnologia da educação; cuidado socioambiental; cultura e artes; esportes e jogos; direitos humanos e cidadania; saúde integral; trabalho e protagonismo.
Segundo a coordenadora administrativa e pedagógica, Silvia Soliman, "muito mais do que desenvolver temas relacionados aos macrocampos, os educadores sociais buscam, a partir da prática pedagógica, exercer um olhar atento sobre cada criança e adolescente, compreendendo as especificidades de cada faixa etária que compõem os grupos intergeracionais, além da história e condição de vida de cada educando".
"Entendemos que o ser humano se constitui no olhar e encontro com o outro", salienta Silvia. Com essa certeza, foi desenvolvido o Projeto Olhares, que busca oportunizar situações de convivência, por meio de oficinas socioeducativas, que contribui para o desenvolvimento integral e o fortalecimento de vínculos afetivos. Além disso, a atividade viabiliza o acesso aos direitos sociais básicos das crianças e adolescentes, bem como, seus familiares, previne a evasão escolar e oferece ações de acompanhamento pedagógico.