Bento Gonçalves está entre as 100 melhores cidades do país para fazer negócios. A Capital do Vinho aparece novamente no ranking elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems para a Revista Exame dos municípios com melhores condições para se empreender e investir. A cidade está na 85ª posição entre 309 do país com mais de 100 mil habitantes e na 5ª posição no Estado, atrás apenas de Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul, ficando a frente de municípios como Canoas, Pelotas, Santa Maria e Rio Grande. A melhor cidade no país no ranking é o município paulista de Barueri.
Bento Gonçalves foi considerado como um dos municípios com índices de desenvolvimento econômico e social superiores à média nacional e com indicadores elevados de capital humano e infraestrutura, conseguindo atrair empresas e investidores para as suas regiões. O ranking, elaborado pela consultoria Urban Systems, leva em consideração 28 indicadores em desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico, como crescimento populacional, população economicamente ativa, percentual de chefes de família de classe A, índice de desenvolvimento humano municipal, crescimento do produto interno bruto, percentual de empresas com mais de 100 empregados, renda média dos trabalhadores formais, total de leitos na saúde, percentual de trabalhadores com curso superior, índice Firjan de Gestão Fiscal, crescimento da frota de automóveis, destinos do principal aeroporto, entre outros. Cada indicador tem um peso conforme sua importância e atualidade. Esses aspectos são considerados pelo estudo como essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, a política de atração e fomento aos investimentos no município é uma constante, o que certamente contribuiu para a colocação. “Além da atração de novos investimentos, estamos trabalhando no fortalecimento da atividade econômica local e também apoiando os pequenos negócios. Este conjunto é determinante para o desenvolvimento da economia local”, enfatiza.