O home bar se tornou uma tendência que continua ganhando força, com a aliança entre praticidade e estilo em um só espaço. Além de proporcionar momentos agradáveis em reuniões com amigos ou familiares, ele pode ser um elemento de destaque na decoração de interiores. O designer de interiores Eduardo Santinon comenta que o bar em casa nunca saiu de cena, mas vem ganhando novas leituras. “Nas últimas edições de mostras de arquitetura e design de interiores vimos desde versões bem compactas até propostas super sofisticadas”, lembra o profissional. Segundo ele, é um espaço que traduz o jeito atual de morar: receber, celebrar e compartilhar.
Ver essa foto no Instagram
Com algumas dicas, é possível montar um ambiente elegante e prático que valoriza o design do seu lar. “O bar não é só funcional, ele também é decorativo. Muitas vezes vira até ponto focal do ambiente, com design, iluminação e peças afetivas que contam a história do morador”, comenta Santinon.
Criar um bar em casa não requer um espaço grande nem um investimento exorbitante. O bar pode ocupar desde um aparador na sala até um lounge inteiro. “O investimento depende do estilo que se busca”, destaca. Conforme o designer, na CasaCor SP e na CasaCor RS se mostrou muito bem isso: tanto os menores quanto os maiores espaços são cheios de charme.
Encontrar o lugar ideal para um home bar é o primeiro passo para o sucesso do projeto. “O melhor local é onde a casa se encontra: salas, varandas integradas, até cantinhos de passagem”. Ele precisa estar no fluxo da convivência, onde naturalmente as pessoas se reúnem.
“Montar um home bar não é apenas reunir bebidas e acessórios; é criar um espaço funcional e esteticamente agradável que complementa sua casa”. Com atenção aos detalhes e um toque de criatividade, seu bar residencial se tornará o coração das celebrações e um cantinho especial de luxo e conforto.
“O que não pode faltar é praticidade e personalidade. Além disso, apoio para taças, boa iluminação e, claro, os rótulos preferidos”, destaca o designer de interiores. Um objeto afetivo, uma peça de design ou até uma obra de arte para dar identidade são ótimas opções para enriquecer o home bar.
Complementando a decoração do home bar, considere outros elementos que exaltem o estilo único. “A iluminação é essencial, além de marcenaria planejada, pedras, metais e espelhos”.
E, pequenos elementos como plantas, livros e esculturas deixam o espaço mais acolhedor.
“O legal do home bar é justamente a versatilidade”, frisa o designer. O bar pode ser minimalista ou grandioso, mas sempre deve refletir o estilo de vida de quem vive ali. “É mais do que um espaço de bebidas, é um espaço de experiências”, pontua.