O Circolo Trentino Bento Gonçalves e o Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos realizam, no próximo sábado (5 de julho), às 19h, o Filó Cultura Viva na Casa do Vinho, localizada na Via Del Vino, em Bento Gonçalves. A atividade é gratuita e faz parte do projeto Laços & Pontos nos Vales, que conta com recursos da PNAB RS.
O evento inaugura uma série de encontros voltados à valorização dos saberes e fazeres do imigrante italiano na região. Nesta primeira edição, as atrações incluem o Coral da Famiglia Trentina, o grupo teatral Quei Che Fà Rabalton, a exibição de um filme italiano dos anos 1950 com legendas, além da participação das artesãs da Associação Pintobandeirense de Turismo e Cultura.
O Filó Cultura Viva dá continuidade às ações iniciadas em abril, com uma oficina de gastronomia típica, onde foram preparadas receitas tradicionais como Strangola Pretti, Canederli e Pane di Fanzelto. A oficina reuniu 10 participantes e resgatou memórias das nonas italianas.
Durante o mês de julho, o projeto prevê oficinas de empalhamento de garrafão e de arte com troncos de parreira, além de encontros culturais em localidades como Faria Lemos, Tuiuty, São Pedro, Burati e São Luiz, além de São Valentim do Sul. No dia 9 de agosto, o espaço cultural receberá uma oficina de jogo de mora, em sintonia com o Cálice de Estrelas, festival enogastronômico celebrado em mais de 300 cidades da Itália.
Até março de 2026, o projeto Laços & Pontos nos Vales prevê a realização de oficinas e rodas de conversa sobre conservação de acervos, artesanato típico, mediação cultural, acessibilidade e digitalização de documentos, com eventos gratuitos tanto nos distritos quanto na área rural de Bento Gonçalves.
O coordenador do espaço cultural, Sandro Giordani, destacou que está em tramitação junto ao IPHAE a proposta de reconhecimento do artesanato da dressa como Patrimônio Imaterial, no contexto das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
O Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos está localizado na Via Trento, 1066, no coração do Vale dos Vinhedos.