Em 2016, são celebrados os 400 anos da morte dodramaturgo Inglês William Shakespeare, conhecido por obras como “Romeu eJulieta”, “Hamlet” e “Macbeth”, além de muitas outras. Para professores ealunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline – que recentemente se destacoupela sua classificação no Enem e na Prova Brasil –, a data é uma oportunidadepara desenvolver um projeto pedagógico com cerca de 400 alunos do Ensino Médioe das séries finais do Fundamental. A atividade multidisciplinar iniciou nosegundo semestre e terá sua culminância entre os dias 24 e 26, com a mostra dostrabalhos e a apresentação de um grande espetáculo cultural.
Intitulado “Meandros de Shakespeare”, o projeto temcomo objetivo, além de despertar o interesse pelas produções do autor,aprimorar a capacidade de leitura, interpretação e de expressão dos alunos. Aproposta envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Artes,História, Geografia e Língua Estrangeira Inglesa.
Ao longo dos últimos meses, os alunosdo Aveline produziram trabalhos como caricaturas, imagens e músicas da época,biografias, mapas antigos e um scrapbook com a cidade do tempo das obras dodramaturgo e a atual, comparando o antigo e o novo. Também estão sendoelaboradas nuvens temáticas a partir das citações de Shakespeare, e pequenas lembrancinhascontendo frases do autor, para serem entregues no dia da conclusão do projeto.
Do dia 24 ao dia 26, o Salão Nobre daprefeitura recebe a Mostra com as criações dos estudantes, que poderão serapreciadas pela comunidade. No dia 26, a partir das 19h, o anfiteatro daFundação Casa das Artes será o palco do espetáculo que encerra o projeto, comatividades envolvendo teatro, declamação de sonetos e a apresentação de atosdas principais obras de Shakespeare, inclusive com cenários e figurinosespeciais.
Os professores envolvidos no projetosão Neusa Siqueira (diretora), Rosemari Benatti, Silvana Montipó, JaquelineMayer, Daniela Montipó, Carlos Soares, Eliana Passarin, Rejane Carbonera, RobertaSegatto, Vanessa Bones e Adriana De Biasi. A atividade também conta com aparticipação das supervisoras Adriana Benedetti Menegat e Cláudia PostalRizzardo, e das orientadoras Cátia Fiorini e Solange Nardini.