A Prefeitura de Bento Gonçalves está aderindo ao turno único por medida de contenção de gastos. O prefeito Guilherme Pasin, por meio do decreto n° 9.256, deteminou o atendimento nas repartições públicas do município, no período de 17 de outubro a 17 de fevereiro de 2017. Nesse período o expediente será das 7h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira.
A medida visa à redução de gastos da máquina pública, considerando o aumento do consumo de energia nos meses de calor intenso. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a exemplos de anos anteriores, estima uma economia entre 20% a 30%. Conforme a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURGS), em 2015, 190 municípios gaúchos aderiram ao turno único. Pasin acrescenta que a medida gera benefícios também para a comunidade. “O cidadão tem a opção de ser atendido durante o meio-dia, otimizando o tempo dele. Os agricultores podem buscar os serviços públicos mais cedo e retornarem às suas atividades, evitando interrupções para deslocamento à cidade", enfatiza o prefeito.
Permanecerão no cumprimento normal de seu horário de trabalho os seguintes departamentos: UBS's, ESF's, Centro Materno Infantil, UPA, CAPS Álcool e Drogas, CAPS I - CASME Infantil e Adolescente, CAPS II – Saúde Mental, Comunidade Terapêutica, Farmácias, SAMU, Transporte, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Manutenção, Laboratório, Serviço de Atendimento Especial (SAE), Unidade Móvel, Fisioterapia, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Almoxarifado, Espaço do Idoso, Informática, Raio-X, escolas municipais, CEACRIs, Departamento de Trânsito, Centros de Atendimento ao Turista (CAT) e serviços ligados à coleta de lixo. Além disso, servidores do quadro administrativo ou do quadro do magistério que cumprem horários de expediente determinados em 20h semanais.