Ainda nesta semana, a Diocese de Caxias do Sul, que congrega 32 cidades da região, inclusive Bento Gonçalves, deve se posicionar oficialmente sobre possíveis mudanças em atividades como missas, aulas de catequese e festas comunitárias ligadas à Igreja Católica. De acordo com o padro Eleandro Teles, chanceler do bispado, neste momento são aguardadas orientações mais detalhadas das autoridades municipais para, então, "agir em sintonia com as prefeituras" e indicar quais serão as medidas adotadas para impedir a propagação do Coronavírus (Covid-19).
Dessa forma, todas as paróquias foram instruídas a esperar pelas determinações da Diocese. Ao que tudo indica – com o aumento das ações de controle para tentar frear o Covid-19 –, as celebrações religiosas, por um período a ser determinado, deverão ocorrer com os santuários vazios. "De qualquer forma, as missas continuarão sendo celebradas pelos padres neste momento difícil, pensando na saúde da população, dos profissionais médicos e de todos os demais envolvidos. O que pode acontecer é que, por um tempo, tenhamos que realizá-las sem os fiéis. Mesmo assim, as igrejas estarão abertas diariamente para quem desejar fazer sua oração individual", destaca o padre.
O chanceler salienta, ainda, que as paróquias que dispõem de recursos de transmissão (via rádio ou redes sociais, por exemplo) manterão estas atividades a fim de alcançar ao máximo a comunidade. O comunicado a ser emitido nos próximos dias deverá, inclusive, divulgar orientações sobre a realização de velórios, nos quais, muitas vezes, há uma grande aglomeração de pessoas. A presença da Igreja Católica em Bento é representada pelas paróquias Santo Antônio, Cristo Rei e São Roque.