10°C 21°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Morre jogador que sofreu mal súbito no jogo contra o São Paulo

Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, não resistiu à gravidade das sequelas sofridas durante o jogo pela Libertadores.

27/08/2024 às 22h58 Atualizada em 27/08/2024 às 23h09
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Jogador deixa a esposa e dois filhos pequenos
Jogador deixa a esposa e dois filhos pequenos

Na noite desta terça-feira, 27 de agosto, o futebol sul-americano foi abalado pela notícia da morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional do Uruguai. O jogador, de 27 anos, não resistiu após sofrer um mal súbito durante a partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, na última quinta-feira, no estádio do Morumbis, em São Paulo.

Izquierdo desabou no gramado aos 39 minutos do segundo tempo, sendo prontamente atendido pela equipe médica presente no local. Ele foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca e transferido para o Hospital Albert Einstein, onde permaneceu internado. No entanto, apesar dos esforços dos profissionais de saúde, o jogador não respondeu ao tratamento e teve a morte confirmada nesta terça-feira.

O drama começou ainda no Morumbi, quando Izquierdo sofreu uma parada cardíaca durante o transporte de ambulância do estádio ao hospital. Os médicos conseguiram reanimá-lo, mas no sábado, o hospital divulgou que o zagueiro apresentava uma "progressão do comprometimento cerebral" e um "aumento da pressão intracraniana". Ele permaneceu sob intensivos cuidados neurológicos e dependente de ventilação mecânica até sua morte.

Izquierdo já havia sido diagnosticado com uma arritmia cardíaca há dez anos, quando atuava pelo Cerro, outro clube uruguaio. A informação foi confirmada pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, na última segunda-feira, 26.

A morte precoce do zagueiro gerou uma onda de comoção no Uruguai e em toda a comunidade futebolística. Clubes, jogadores e torcedores expressaram seu luto e solidariedade à família de Izquierdo e ao Nacional. O zagueiro era considerado um atleta promissor, com uma carreira marcada por sua dedicação e entrega em campo.

A Conmebol, por sua vez, também lamentou a perda e manifestou suas condolências ao clube e aos familiares. Um minuto de silêncio deverá ser respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela entidade nesta semana, em homenagem a Izquierdo.

O incidente levanta novamente o debate sobre a saúde dos atletas de alto rendimento e os riscos envolvidos em esportes de alta intensidade. A morte de Izquierdo, em meio a um dos torneios mais importantes do continente, deixa uma marca indelével no futebol sul-americano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários