16°C 28°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

As histórias de um Palácio Amarelo em Bento Gonçalves

Em sua coluna, Rodrigo Ricieri traz um pouco da história de um dos mais emblemáticos prédios da cidade e sua importância em época de eleição.

26/08/2024 às 14h27 Atualizada em 27/08/2024 às 10h30
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
As histórias de um Palácio Amarelo em Bento Gonçalves

Em 20 de setembro de 1902 nosso Palácio Municipal iniciaria sua trajetória na paisagem urbana da cidade de Bento Gonçalves. Em um primeiro momento funcionou guarda municipal, delegacia e outras instituições no mesmo prédio. Hoje conhecemos como o prédio da prefeitura, no coração da cidade e na famosa Via del Vino.

Em seu interior e aberta para visitação, está o salão nobre com as imagens de todos os prefeitos que a Capital do Vinho já possuiu. Obras feitas pelos artistas plásticos Osvaldo Siqueira e Cláudio Martins. Ali, neste salão, pode-se ver a imagem do Cel. Antônio J. Marques de Carvalho Jr que foi intendente municipal ( nos dias de hoje seria o cargo de prefeito ) de   24/11/1892 a 15/11/1924.

Nestes muitos anos alguns dos prefeitos conseguiram cumprir dois mandatos à frente do Palácio Amarelo (que já possuiu outras cores ), sendo eles: Milton Rosa, Fortunato Rizzardo, Aido José Bertuol e Guilherme Pasin. Ainda Darcy Pozza, uma das figuras mais conhecidas da política sul-riograndense, possui 3 mandatos como prefeito em seu currículo.

Na década de 80, Ormuz Freitas Rivaldo renuncia por problemas de saúde, assumindo Aido José Bertuol
Em 1900, segundo o relato do cônsul de Porto Alegre Eduardo dos Condes Compans de Brichanteau, o produto mais cultivado era o milho, sendo que o trigo, vinho e legumes não tinham igual sucesso. No município, encontravam-se algumas autoridades brasileiras, sendo uma intendência municipal ( atual prefeitura ), composta por um intendente e sete conselheiros, um juiz municipal suplente, um delegado de polícia e um juiz de paz, quase todos italianos naturalizados.

No ano de 1916, Luiz Matheus Todeschini fundou a fábrica de acordeões Todeschini no município de Bento Gonçalves, na época localizada na Linha 15 da Graciema. Em 1925, durante uma exposição em Porto Alegre, a empresa recebeu uma medalha de ouro pelo seu acordeão com teclas, ganhando reconhecimento nacional e internacional. Luiz Matheus Todeschini, foi vice-prefeito e posteriormente assumiu interinamente como prefeito municipal.

A cor amarela de nosso Palácio Municipal, é impossível de ser ignorada e funciona bem em ambientes que se deseja destacar com orgulho. É ótima cor para realçar elementos arquitetônicos, como escadas e portas de entrada. Em muitas culturas orientais, o amarelo está associado à realeza, nobreza e autoridade. O prédio em si tem estílo neoclássico e que as aberturas de madeira foram esculpidas por Balestreli.

Atualmente, o Poder Executivo local é representado pelo prefeito municipal Diogo Siqueira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e pelo vice-prefeito municipal Amarildo Lucatelli, do Progressistas (PP), além de seus secretários, coordenadores e diretores de status equivalente. A administração é partilhada pelo prefeito com seus quatro subprefeitos. A cidade é dividida em 46 bairros e cinco distritos: Sede, Faria Lemos, São Pedro, Tuiuti e Vale dos Vinhedos.

O prédio da prefeitura foi tombado pela Lei: 2.173 e 1993 e nele encontra-se principalmente atrelado o Gabinete do Prefeito. É de competência do Gabinete do Prefeito: assistir, assessorar, auxiliar e representar o Prefeito Municipal em suas atribuições legais e atividades oficiais, assim como em suas funções administrativas, políticas, sociais, de cerimonial, de relações públicas, comunitárias, de comunicação e divulgações.

Passar pela Via del Vino ou somente pela Marechal Deodoro é sempre ponto focal o prédio amarelo que possui em suas paredes, os segredos da política local e a certeza de que dali sairão as soluções que nossa população necessita. Em época de eleição ele é mencionado e se torna alvo das críticas políticas e das possíveis soluções geridas por aquele que nele performar.

O mundo é feito de personagens imóveis que presenciam a nossa história e em Bento não é diferente com o Palácio Amarelo, que já foi verde. Entre uma cor e outra com leves mudanças em sua arquitetura original ele continua lá, para que a cada 4 anos seja moradia das decisões do povo de Bento Gonçalves.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Meus Pezinhos de Arface
Sobre o blog/coluna
Rodrigo Ricieri - Capricorniano, nascido em 1º de janeiro na Capital do Vinho – Bento Gonçalves. Meu primeiro emprego foi em um jornal local, escrevendo página policial, e logo depois o turismo me foi apresentado. Tudo começou como guia de turismo local em 1998, onde falar de nós mesmos, tal como éramos era um orgulho sem tamanho. Depois veio o guiamento nacional e América do sul em viagens memoráveis pelo tal do MERCOSUL. Hoje carrego tantas histórias que poderiam virar alguns episódios que misturariam drama e comédia. Sou da velha guarda do turismo e aprendi com os grandes.
Guia de Turismo Rio Grande do Sul
Guia de Turismo Brasil e América do Sul
Instrutor de Etiqueta e Comportamento Social e Hospitalidade
Atualmente Gerente de Eventos
Ver notícias
Bento Gonçalves, RS
18°
Chuvas esparsas

Mín. 16° Máx. 28°

18° Sensação
2.68km/h Vento
91% Umidade
100% (9.45mm) Chance de chuva
05h19 Nascer do sol
07h15 Pôr do sol
Dom 15° 11°
Seg 19° 11°
Ter 23° 14°
Qua 25° 14°
Qui ° °
Atualizado às 22h02
Publicidade
Publicidade