Bento Gonçalves fechou 2019 com saldo positivo na geração de empregos nas empresas do município. Foram mais de 500 novos empregos gerados ao longo do ano, porém, o mês de dezembro deixou um alerta em relação aos desligamentos. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com os números apresentados, nos últimos 12 meses, foram abertos 552 empregos no município, um acréscimo de 1,40% sobre o total de empregos formais. O resultado, apesar de tímido, mostra uma possibilidade positiva para a abertura de novas vagas no mercado de trabalho, deixando para trás os números negativos de desemprego que assolaram a cidade nos últimos anos.
Nesse período, o saldo acumulado foi de 552 vínculos a mais que as demissões. O setor que mais abriu postos de trabalho foram os Serviços, com 363 vagas criadas. O setor que mais encerrou postos de trabalho foi a Indústria de Transformação, com 132 desligamentos. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi a Construção Civil, com um acréscimo de 5,54%.
Último mês de 2019 foi de demissões
Apesar do saldo positivo em 2019, o mês de dezembro foi demissões no mercado de trabalho. No total, foram fechados 506 postos de trabalho formais em Bento Gonçalves, um decréscimo de 1,26% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais encerraram postos de trabalho foram a Indústria de Transformação, com 327 desligamentos, e os Serviços, com 127 postos encerrados. O setor que mais abriu postos de trabalho foi o Comércio, com 20 admissões.