O silício orgânico tem um ótimo potencial na regeneração dos tecidos, este poderoso elemento é capaz de estimular o rejuvenescimento, garantindo uma melhora na síntese de colágeno e maior elasticidade.
Vamos descobrir e entender melhor o que é exatamente o silício orgânico, seus benefícios e onde você pode encontrá-lo.
O que é silício orgânico
O silício é um dos principais elementos na composição dos organismos vivos, presente nos ossos, pâncreas, músculos, fígado, rins e no coração. a quantidade de silício no início da vida é alta e que vai decrescendo com o passar dos anos, chegando a reduzir em até 80% a quantidade de silício em nosso organismo.
Ele é responsável por estimular a síntese do colágeno e da elastina, e também atua na mineralização óssea, ou seja, ele é essencial para o crescimento, a formação de cartilagens, articulações e da pele. Além disso, atua sobre os radicais livres, com seu alto potencial antioxidante e hidratante.
É por isso que uma das alternativas é suplementar o silício em sua forma orgânica, através de cápsulas ou até mesmo em alguns alimentos, como em cereais e legumes, mas a concentração é relativamente baixa nos alimentos. Vejamos quais são os benefícios do consumo de silício orgânico:
9 benefícios do silício orgânico
Previne o envelhecimento precoce
Melhora a saúde da pele, promovendo elasticidade
Fortalece os cabelos
Promove o crescimento e fortalecimento das unhas
Previne a osteoporose e outras doenças causadas pela descalcificação óssea
Auxilia o tratamento de acne
Reequilibra funções vitais
Desintoxica o organismo
Combate os radicais livres com suas propriedades antioxidantes
São diversos benefícios para a nossa saúde corporal, não somente estética, mas o silício orgânico é capaz de agir em nosso organismo como um todo. Se você se interessou por este incríveis benefícios, veja agora as formas de consumo e onde você pode encontrá-lo.
Fontes de silício orgânico
O silício orgânico está presente em diversos alimentos, principalmente nos cereais integrais. Outra fonte mais eficaz para o consumo deste elemento, são as cápsulas, que podem ser encontradas em farmácias, lojas de produtos naturais ou de suplementos. Também podem ser manipuladas conforme orientação médica.
Cereais integrais, como aveia, milho, cevada, arroz e trigo
Frutas, como maçã, laranja, banana, abacaxi e manga
Oleaginosas, como amêndoas e castanhas
Legumes
Cápsulas
Além destas fontes, alguns produtos cosméticos também contêm silício em sua composição, principalmente nos antirrugas. A importância de se consultar um profissional adequado antes de iniciar o consumo do silício orgânico, para evitar possíveis efeitos colaterais. Vejamos agora quais são as contraindicações.
Silício orgânico: contraindicações
Por se tratar de um elemento natural e já presente em nosso corpo, não existem efeitos colaterais que venham a prejudicar a saúde. Porém, o ideal é buscar a orientação médica se for optar pela ingestão do silício orgânico em cápsulas.
Geralmente não é indicado o seu consumo antes dos 20 anos, pois é a partir desta faixa etária que a quantidade de silício já presente em nosso organismo começa a diminuir. Quanto aos alimentos fontes de silício orgânico, o consumo é livre conforme cada especificidade do organismo.
Silício orgânico: onde comprar
Você pode encontrar o silício em farmácias, lojas de produtos naturais, de suplementos ou as cápsulas podem ser manipuladas.
Outra opção também são alguns sites da internet, especialistas em produtos naturais. Se preferir, você pode ir até a farmácia de manipulação mais próxima e solicitar o seu. Cada cápsula geralmente contém 150 mg de silício orgânico.
O silício orgânico é uma ótima alternativa para o cuidado com a pele, além de ser natural, não é preciso investir em diversos cosméticos caros para obter um bom resultado na saúde da pele, do cabelos e das unhas, além dos seus benefícios para a saúde dos ossos e de todo o organismo.