Os funcionários da empresa CCS Serviços Terceirizados, que presta serviços para a Prefeitura de Bento Gonçalves, não receberam a remuneração referente ao período das férias, prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O atraso resultou na insatisfação dos empregados que, em conjunto, ajuizaram uma ação contra a empresa. A CCS, por sua vez, nega que há quaisquer atrasos no pagamento de seus funcionários.
De acordo com o artigo 145 da CLT, o pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, do abono de férias, devem ser efetuados até dois dias antes do início do respectivo período. Segundo um dos funcionários da empresa, o documento das férias foi assinado antes do Natal e a remuneração seria depositada na conta no dia 31 de dezembro. O funcionário entrou em férias no dia 28 e, até então, não recebeu o valor.
Segundo o empregado, nenhum dos funcionários da empresa receberam a remuneração das férias. “Chegou o dia 31 e não depositaram para ninguém. Nós nos informamos com os colegas e até hoje ninguém recebeu”, explica o funcionário, que preferiu não se identificar.
De acordo com relatos de funcionários, alguns saíram em viagem e tiveram que voltar antes do previsto devido à falta de dinheiro. Em casos mais graves, há empregados da empresa que não possuem comida na mesa para toda a família. Segundo um dos funcionários, a empresa afirma que houve um problema no sistema. Em alguns dos relatos, os empregados reclamam da falta de diálogo com a gerente da empresa em questão.
A secretária de finanças de Bento Gonçalves, Mariana Largura, afirma que não há atrasos quanto ao pagamento da prefeitura à empresa. Segundo ela, a secretaria não possuía conhecimento do caso. “A Prefeitura está em dia com todos os pagamentos da empresa CCS, não temos nada em atraso”, ressalta.
Ao entrar em contato com a empresa CCS, a gerente da companhia, Joana da Costa, rebateu a alegação dos funcionários e afirmou que não existe nenhum atraso de pagamento. “Não existe atraso de salário, de décimo terceiro ou de férias. Todo mundo já recebeu tudo em dia direito”, afirma a gerente.