
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresenta vantagem sobre outros candidatos de direita nas intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026, mas permanece atrás do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados são da pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira, 16 de outubro.
No primeiro cenário testado, Lula lidera com 39% das intenções, seguido por Flávio Bolsonaro com 23% e Ratinho Júnior (PSD) com 13%. Os candidatos Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC) obtêm 2% cada. A pesquisa também revela que 5% dos entrevistados estão indecisos e 16% optam por brancos e nulos.
Em um segundo cenário, que inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula alcança 41%, enquanto Flávio mantém 23% e Tarcísio aparece com 10%. Indecisos somam 6% e brancos e nulos, 17%.
A pesquisa da Quaest foi realizada entre 11 e 14 de dezembro com 2.004 pessoas, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais. No segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 46% a 36%, com 3% de indecisos e 15% de brancos e nulos. O desempenho de Tarcísio e Ratinho Júnior contra o petista é semelhante, com Lula obtendo 45% e ambos os governadores, 35%.
O levantamento desta terça-feira simulou seis eventuais cenários de primeiro turno e cinco de segundo turno. Confira a seguir os resultados:
Primeiro turno
Cenário 1
Lula (PT): 39%
Flávio Bolsonaro (PL): 23%
Ratinho Junior (PSD): 13%
Renan Santos (Missão): 2%
Aldo Rebelo (Democracia Cristã): 2%
Indecisos: 5%
Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
Cenário 2
Lula (PT): 41%
Flávio Bolsonaro (PL): 23%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 10%
Renan Santos (Missão): 2%
Aldo Rebelo (Democracia Cristã): 1%
Indecisos: 6%
Branco/Nulo/Não vai votar: 17%