Não tem jeito: é realmente muito difícil resistir às típicas delícias natalinas no dia da ceia. Nessa época, o exagero é muito comum e o desespero para recuperar a boa forma após a comilança também. Mas, calma! Nem tudo está perdido! Existem dicas práticas que podem te ajudar a desinchar nestes cinco dias que faltam para o Ano-Novo.
A nutricionista, Renata Guirau, mostra como desintoxicar o corpo a tempo para curtir a virada de ano e indica um cardápio para os cinco dias que antecedem a virada. “O ideal é aproveitar o jantar comemorativo sem abusar. Dá para comer com prazer, até se sentir satisfeito e sem se preocupar com as calorias do cardápio. Entretanto, algumas ações podem ajudar a aliviar os desconfortos, inchaço e quilinhos a mais que podem incomodar quando comemos além da conta”, ressalta.
A principal dica é retomar a rotina habitual de alimentação, focando em consumir alimentos que possuem baixo valor calórico e também os que têm ação antioxidante e diurética. Esse processo ajuda a reduzir a retenção de líquidos que os excessos da ceia de Natal podem causar.
VEJA AS PRINCIPAIS DICAS:
• Beber muita água, que ajuda a reduzir o inchaço, principalmente para quem ingere bebidas alcoólicas;
• Aumentar o consumo de vegetais de todos os tipos, especialmente os crus, pois fornecem fibras e têm ação diurética;
• Comer frutas, como as frutas vermelhas, o pêssego, a ameixa, a lichia, o limão, o maracujá, uvas e as laranjas, que possuem alto poder antioxidante;
• Comer carnes magras e preparadas sem adição de grandes quantidades de gorduras;
• Praticar atividades físicas diariamente;
• Dormir em horários regulares e em quantidade suficiente;
• Evitar bebidas alcoólicas e doces.
• Procure fazer exercícios. Uma boa caminhada vai lhe ajudar, e muito, a desintoxicar.
Fica aqui também uma sugestão de cardápio que você pode intercalar nestes dias entre o pós Natal e o Ano-Novo. Confere aí e tenha um bom apetite.
Primeira refeição
A primeira refeição você irá preparar com um batido feito com ¾ de um copo de leite magro, ½ copo de framboesas congeladas, ½ copo de mirtilos congelados, ¼ colher de chá de canela, ½ banana e seis cubos de gelo para finalizar. Para acompanhar, você poderá beber uma xícara de chá ou se preferir, café.
Almoço
O almoço é bem livre. Você poderá comer uma salada composta por o quanto quiser de tomate, cebola, pimentão, cenoura, folhas de espinafre, pepino, aipo, brócolis, cogumelos, beterraba e couve flor. Bem versátil, não acha?
A salada deve ser temperada com 1 colher de chá de azeite e vinagre de vinho tinto ou vinagre balsâmico. Lembre-se que você não deverá adicionar nenhum tempero. A salada deve ser acompanhada de ½ copo de feijão preto, vermelho ou fradinho, e uma colher de noz pecan torrada e picada.
Como sobremesa você deverá comer uma laranja e uma xícara de chá verde, um companheiro inseparável das refeições dessa dieta.
Lanche
O lanche é bem simples e deve se limitar a uma xícara de chá verde e ½ copo de pistache sem sal e com casca, para aproveitar todas as fibras.
Jantar
O jantar é composto por o quanto você quiser de peixe assado, cozido ou grelhado, temperado com pimenta do reino e o suco de um limão. Os peixes mais indicados são o salmão, cherne, bacalhau ou qualquer outro peixe leve.
O acompanhamento será composto por brócolis cozido no vapor e temperado apenas com limão e pimenta do reino ou rosa, a seu gosto. Para beber, uma xícara de chá verde.