
Os processos demorados para abrir uma empresa e a burocratização que envolve os procedimentos na abertura de um negócio deverão ser ainda mais minimizados com a Sala do Empreendedor Digital, lançada pela prefeitura de Bento Gonçalves nesta terça-feira, dia 19. As soluções online vêm vencendo parte da burocracia e, o que há anos era uma dor de cabeça, agora se tornou uma grande solução aos empreendedores bento-gonçalvenses.
A plataforma reúne todos os serviços necessários para a gestão de uma microempresa individual e outras modalidades de empreendimentos. Segundo o secretario municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin, a ferramenta promoverá maior agilidade e diminuição de transtornos. “A nossa intenção é facilitar a vida de quem quer empreender”, ressalta.
Com a Sala do Empreendedor Digital, é prevista maior agilidade na abertura de novos empreendimentos no município, consequentemente acelerando a abertura de novos postos de trabalho. A ferramenta traz benefícios como a realização da emissão de documentos e assinaturas de forma digital, evitando custos com deslocamento, criação de um banco de dados, eliminação de espaço físico para uso de arquivo morto; redução de custos de cópias e diminuição de impressos; e possibilidade de envio de documentos 24 horas, otimizando os horários dos contribuintes.
Segundo o prefeito Guilherme Pasin, Bento Gonçalves possui a cada 7,2 habitantes a existência de um CNPJ. " Nós estamos superando, em três anos no mínimo, o número de 1.500 CNPJ's abertos anualmente. A Sala do Empreendedor Digital é mais uma forma que o governo implementa para promover o desenvolvimento econômico de Bento Gonçalves, agilizando a abertura de novos empreendimentos, acelerando a geração de novos postos de emprego e proporcionando mais renda para a população", afirma.
De acordo com o secretário Pasin, a plataforma facilitará, sobretudo, na otimização de tempo e de custo aos empreendedores. “Lançamos há pouco tempo a lei da liberdade econômica, que já abriu um grande leque de oportunidades ao empreendedor. Hoje o que estamos fazendo: o empreendedor não precisa mais vir à prefeitura para abrir uma empresa. Ele pode abrir via digital, seja no computador, no celular, como quiser, entrar, fazer o processo e registrar a empresa. Não é necessário vir aqui (secretaria) para retirar o alvará, por exemplo”, explica o secretário.

Com a ferramenta, o tempo que um empreendedor deverá levar para abrir uma empresa será de um ou, no máximo dois dias. “Hoje temos no município várias áreas industriais e empresariais deslocadas do centro, decentralizadas. Nós temos um problema de mobilidade urbana pela geografia do próprio relevo, então essa sala vem a facilitar a diminuição de custos para todo novo empreendedor”, comenta.
A partir desta terça-feira, 19, a sala do empreendedor estará apta a atender aos novos empreendedores do município durante as 24 horas do dia. No entanto, ainda há a possibilidade da abertura de empresas de forma tradicional na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.