Bento Gonçalves segue sendo destaque entre os municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes no ranking do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). A cidade ocupa as três primeiras posições nos seguimentos pesquisados pelo levantamento. O resultado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Planejamento.
O Idese é um termômetro do desenvolvimento do Estado e municípios e leva em conta indicadores de Renda, Educação e Saúde. Os dados divulgados referem-se ao ano de 2016. O indicador geral de Bento Gonçalves foi de 0,827, o que o coloca em primeiro lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Segundo os critérios do estudo, a Capital do Vinho é considerada um município com alto grau de desenvolvimento, classificação que já havia sido atingida em anos anteriores.
Bento está na primeira colocação no ranking Saúde, com média de 0,893. Em segundo lugar (0,772) em Educação e no bloco Renda está em terceiro lugar (0,816). Entre os dados analisados no bloco Saúde, que compreendem mortalidade infantil e longevidade, o município se destaca pelos cuidados na Atenção Básica, através de consultas especializadas, exames, atendimento multidisciplinar, cuidados no pré-natal masculino e feminino e alto índice de vacinação. Além disso, é referência nos cuidados com a saúde do idoso, atendimento com especialistas, medicamentos disponíveis nas cinco farmácias públicas, cobertura hospitalar, alimentação saudável e exercícios.
Pelas estimativas populacionais do Rio Grande do Sul, 20 municípios têm população superior a 100 mil habitantes. Em 2016, quatro desses municípios apresentaram altos índices de desenvolvimento socioeconômico medido pelo Idese, um a menos do que em 2015. Além de Bento Gonçalves (0,827), Porto Alegre (0,812), Santa Cruz do Sul (0,810) e Caxias do Sul (0,802), o Município de Erechim, que, em 2015, figurava entre aqueles com índice elevado (0,811), apresentou um recuo no último ano da série, marcando 0,798.