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Seduc dá início à Jornada Pedagógica 2024 e detalha as principais ações para o começo do ano letivo

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta segunda-feira (5/2), a abertura da tradicional Jornada Pedagógica, que prepara os docentes e a com...

05/02/2024 às 18h21
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
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No evento, a secretária da Educação refletiu sobre a educação integral do ser humano -Foto: Gustavo Peres/Ascom Seduc
No evento, a secretária da Educação refletiu sobre a educação integral do ser humano -Foto: Gustavo Peres/Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta segunda-feira (5/2), a abertura da tradicional Jornada Pedagógica, que prepara os docentes e a comunidade escolar para o início do ano letivo de 2024. A formação, que segue até sexta-feira (9/2), traz a discussão de temas relevantes como: o mapa estratégico com as principais ações da Seduc; os programas prioritários de Estado; o monitoramento do desempenho dos estudantes por meio das avaliações diagnósticas e das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers); o Ensino Fundamental em Tempo Integral; o Ensino Médio em Tempo Integral; a Educação Profissional e o Mundo do Trabalho; e o calendário do HackaTchê 2024.

A transmissão ocorre pelo canal do YouTube TV Seduc RS, em três turnos: das 8h às 12h, no horário da manhã; a partir das 13h, durante a tarde; e a partir das 19h, no período noturno. Na sexta-feira, somente, a programação acontece apenas no horário da manhã.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, refletiu sobre a educação integral do ser humano. Também falou sobre o novo momento da educação, que se preocupa com as diversas competências e habilidades dos estudantes, articulando estes preceitos de forma conjunta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Agora, neste momento, nosso principal desafio é entender para qual futuro nós estamos preparando as nossas crianças. A mudança é a característica mais comum da humanidade. Aliás, se não fosse assim, nós estaríamos na época das cavernas até hoje. A mudança ocorre desde que o mundo é mundo. No entanto, o que assusta, hoje, é que os ciclos de inovação e o volume de conhecimento acumulado fazem com que as mudanças sejam muito rápidas, radicais e profundas”, destacou a titular da pasta. “É preciso se antecipar ao futuro e se preparar para as novas demandas do mundo. Esta Jornada Pedagógica também tem esta missão, transformar as nossas escolas estaduais em fábricas de futuro, onde nossos jovens possam exercer seus direitos de cidadania, desenvolver suas potencialidades e ter acesso às oportunidades no mundo do trabalho”, completou.

A secretária-adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, enalteceu o trabalho de toda a equipe pedagógica que elaborou e organizou as principais orientações a serem repassadas à comunidade escolar da Rede Estadual.

“A Jornada Pedagógica é um momento muito importante para nós, porque é quando conseguimos reunir, num mesmo espaço e num mesmo momento, as nossas diretrizes e a nossa missão. Aqui, a gente consegue compartilhar tudo aquilo que estamos esperando para o ano letivo de 2024. Entre os objetivos, estão: conseguir uma educação de qualidade para todos, de forma inclusiva e equitativa”, relatou Stefanie.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, Sherol dos Santos, falou sobre a organização da matriz curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Tempo Integral.

“Nós estamos trabalhando dentro de uma proposta de educação integral. Não se trata apenas de ampliar a carga horária, mas, sim, trazer mais qualidade para esta oferta. Nós teremos nesta matriz componentes integradores e práticas experimentais, que buscam promover aprofundamento curricular e desenvolvimento das habilidades do aluno. Nós estamos falando de um modelo novo de escola, cujo protagonismo está centrado no estudante”, explicou.

A chefe da Divisão do Ensino Médio, da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, Kátia Rocha, enalteceu a importância dos quatro pilares para a educação, conforme a Unesco – aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; e aprender a ser.

“A partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nós podemos planejar e permitir que cada território e cultura receba um olhar diferenciado para o desenvolvimento de sua matriz curricular. Todo planejamento tem um ponto de partida, mas ele vai agregando elementos novos conforme a realidade de cada comunidade escolar”, afirmou Kátia.

A professora Rossana Aguiar, chefe de divisão das séries iniciais do Ensino Fundamental, fez uma reflexão sobre as habilidades que devem ser adquiridas pelos alunos e sobre o reconhecimento dos objetivos da aprendizagem em cada componente curricular.“Os métodos de avaliação, também nesta etapa de aprendizagem, são fundamentais para que se compreenda quais habilidades devem ser priorizadas ao longo do ano letivo”, avaliou.

O superintendente-adjunto da Educação Profissional do Estado, Tomás Collier, analisou o contexto da juventude gaúcha e o seu perfil demográfico no Estado, bem como a redução do desemprego entre os jovens que cursaram o Ensino Técnico de forma conjunta com o Ensino Médio.

“Nosso intuito é expandir e democratizar o acesso à Educação Profissional e Tecnológica no Estado, garantir a qualificação dos cursos e promover a inclusão produtiva dos estudantes. Além disso, buscamos proporcionar formas de oferta organizada, que propiciem o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos”, concluiu.

A diretora do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Naomy de Oliveira, destacou a iniciativa do HackaTchê 2024 e a importância da participação dos estudantes da Rede Estadual.

“Nós já estamos na terceira edição deste evento e este ano nós estamos trazendo algumas novidades. Esta é uma grande oportunidade para conectar os nossos estudantes a estas oportunidades do mundo do trabalho”, disse a diretora. “O Hackatchê cresceu e nós temos, pelos menos, duas categorias bastante influentes: o HackaTchê Business e o Robotics. O primeiro é o tradicional, como já conhecemos, com a final no South Summit. O segundo é focado nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e terá a sua final realizada no Gramado Summit”, explicou.

Material de apoio e atividades nas CREs

Além das transmissões ao vivo nos três turnos, as escolas estaduais também receberão, de forma assíncrona, um material complementar dividido por área de interesse e um documento orientador para conduzirem as suas formações ao longo do ano letivo.

A partir destes materiais, ocorrerão as atividades das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) com suas escolas, entre 15 e 16 de fevereiro.

Programação completa da Jornada Pedagógica

5/12– Matrizes Curriculares das modalidades de ensino ofertadas, educação profissional, mapa estratégico das ações a serem realizadas até 2026 e lançamento do HackaTchê 2024.

Links para assistir:

Manhã
Tarde
Noite

6/12– Orientações para cada modalidade de ensino como Educação Indígena e Quilombola, Educação do Campo, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Socioeducação.

Links para assistir:

Manhã
Tarde
Noite

7/12– Estudos de Aprendizagem Contínua e Avaliações Educacionais, Painel Equidade e Mentoria Pedagógica.

Links para assistir:

Manhã
Tarde
Noite

8/12– Evasão Escolar, Busca Ativa, Todo Jovem na Escola e Programa de Aprendizagem Profissional

Links para assistir:

Manhã
Tarde
Noite

9/12– Protocolos de Paz e Segurança nas Escolas, Saúde Mental e Trilhas Formativas.

Link para assistir:

Manhã

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

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