Durante uma reunião de prestação de contas da Secretaria Municipal de Segurança de Bento Gonçalves, na tarde desta sexta-feira, dia 24, o prefeito Guilherme Pasin anunciou o troca na titularidade da pasta. A saída foi solicitada pelo próprio secretário José Paulo Marinho, há cerca de 30 dias. Marinho afirma que necessita tratar de um problema cardíaco, após recomendação de pelo menos três médicos.
O tenente-coronel, que assumiu o cargo há pouco mais de dois anos, deve permanecer no Executivo até o próximo dia 30. A partir daí, quem fica em seu lugar é o capitão da Brigada Militar Diego Caetano de Souza. "Com toda certeza, continuarei dando suporte e auxiliando naquilo que for possível, mas agora sem o compromisso de secretário. Eu realmente preciso parar, fazer o meu tratamento, porque os 32 anos de Brigada estão cobrando o seu preço. Há muito tempo a minha família já pedia que eu parasse, então chegou o momento", destacou, emocionado.
Ao se despedir, Marinho também avaliou a sua gestão, elencando alguns projetos importantes que foram tirados do papel, como a Guarda Municipal, prestes a ser colocada nas ruas de Bento Gonçalves; o novo presídio, articulado junto ao Estado; e o cercamento eletrônico, executado em parceria com municípios vizinhos. "Eu estou muito satisfeito com tudo que aconteceu. O que nós propusemos lá no início em prol da segurança pública foi alcançado. Meu sentimento é de missão cumprida", conclui.
Diego Caetano de Souza tem 37 anos, é natural de São Leopoldo e ingressou na BM em 2012. Formado em Direito pela Unisinos, também frequentou o Curso Superior de Polícia Militar. Possui especialização em Perícia Criminal e Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal. "Assim que forem vencidas as etapas administrativas e a Secretaria Estadual de Segurança efetivar a minha cedência, eu estarei enfrentando esse desafio de dar continuidade ao trabalho de grande qualidade feito até aqui pelo tenente-coronel Marinho", projeta.