A prefeitura de Santa Tereza protocolou um projeto de lei que concede a isenção total do pagamento de tarifa de água aos moradores da área central do município e das comunidades da Linha José Júlio e da Linha Nova Esperança, que foram atingidas pela enchente do Rio Taquari. A medida vale para os meses de setembro e outubro, com o objetivo de ajudar as famílias que foram significativamente impactadas pelo ciclone extratropical. O anúncio foi feito pela prefeita Gisele Caumo na tarde desta quarta-feira (13), em suas redes sociais.
A Câmara de Vereadores do município já aprovou e autorizou o poder público a isentar a conta de água, em razão do Evento de Calamidade Pública (ECP) no qual a cidade se encontra no momento. Conforme a prefeitura, cerca de 50 casas foram parcialmente ou totalmente destruídas por conta da enchente do Rio Taquari, que deixou duas vítimas fatais na cidade e diversas famílias desabrigadas.
Na terça-feira (12), foi realizada a primeira reunião com as famílias, que teve como objetivo alinhar as demandas e o processo de reconstrução do município. Confirme a prefeita Gisele, mais de 400 pessoas estiveram presentes.
No mesmo dia, a Defesa Civil Estadual e Nacional estiveram no município para prestar orientações ao município. "Eles nos auxiliaram em questões de envio de informações e na busca de recursos para minimizar as perdas que nosso município sofreu com esta catástrofe. Nosso trabalho segue na reconstrução de nosso município, com perseverança e com muita fé que tudo vai dar certo, porque nós não vamos desistir jamais de Santa Tereza", destacou a prefeita.