A iniciativa educacional "Dia da Bandeira do Haiti", idealizada pela professora e coordenadora do Movimento Negro Raízes, Solana Corrêa, foi escolhida como case de sucesso do Programa "Escolas Criativas". O projeto realizado na Escola Imaculada Conceição será apresentado em âmbito nacional nesta terça-feira (12), a partir das 19h, através da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, representando o Rio Grande do Sul.
Solana Corrêa foi indicada, em 2022, pela 16ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) como embaixadora do Programa ‘Escolas Criativas’ para Bento Gonçalves, administrado pela RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa).
Dentre as várias iniciativas realizadas pela Embaixadora Solana inseridas no Programa Escolas Criativas, destacou-se, em maio deste ano, um evento realizado na Escola Imaculada Conceição, o "Dia da Bandeira do Haiti", realizado em parceria com o Movimento Negro Raízes e a Associação de Direitos Humanos de Imigrantes Contemporâneos.
A ação foi pautada por meio dos Direitos Humanos regidos no artigo 5º da Constituição, que elenca em sua redação principal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
O evento "Dia da Bandeira do Haiti", realizado nas dependências da Escola Imaculada Conceição, que atualmente possui uma grande concentração de alunos negros de nacionalidade haitiana, contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, da Coordenação da 16ª CRE, do Movimento Negro Raízes, da Associação dos Imigrantes Contemporâneos, além dos pais, alunos e comunidade em geral.
Por conta desta iniciativa e outras conjuntas, a RBAC escolheu quatro cidades, em quatro Estados do Brasil para serem apresentados em rede nacional, sendo uma delas Bento Gonçalves.