O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e o Departamento de Cardiologia do Hospital Tacchini estão selecionando pacientes que apresentem intolerância a estatinas. Homens e mulheres com idade entre 18 e 85 anos podem participar do estudo desenvolvido com a administração do ácido bempedoico.
A pesquisa do ITPS será coordenada pelo laboratório farmacêutico americano Esperion, ocorrendo simultaneamente em outros 1,2 mil centros de saúde, em 32 países. No Hospital Tacchini, o estudo clínico será encabeçado pelo médico cardiologista Ricardo De Gasperi, com a coordenação da gerente do instituto, Juliana Giacomazzi. Participam ainda a médica Ana Paula Boscato, como co-investigadora e a analista de pesquisa, Samanta da Costa.
Efeitos do medicamento
De acordo com o instituto, diferentemente das estatinas, o ácido bempedoico não inibe a síntese do colesterol no tecido muscular e, portanto, os eventos adversos musculares negativos, associados ao uso de estatinas, podem ser evitados com o uso do ácido bempedoico.
Cada voluntário continuará sendo acompanhado pelo seu médico paralelamente aos procedimentos do estudo.
Quem pode participar
:: Pacientes com intolerância a duas ou mais estatinas, uma em dose baixa, que tiveram melhora com a descontinuação da terapia;
:: Pessoas com histórico de doença arterial coronariana, doença arterial periférica sintomática, doença aterosclerótica cerebrovascular ou com alto risco de doença cardiovascular;
:: Portadores de diabetes tipo 1 ou 2, com idade maior que 65 (mulheres) ou mais que 60 anos (homens).
Mais informações podem ser obtidas no Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, localizado na Rua General Osório, 235 - subsolo 2, Centro de Bento Gonçalves. Contato pelo telefone (54) 3455-4333, ramal 1125 ou pelo e-mail [email protected].