A passagem inferior que vai ligar os bairros Maria Goretti e São João atravessando a BR-470 promete solucionar um grave problema de mobilidade urbana no acesso norte de Bento Gonçalves. Por conta do grande fluxo de veículos para o São João, bairro que se encontra em pleno crescimento, a dificuldade de realizar o retorno para o acesso ao bairro vem provocando congestionamentos e, sobretudo, se tornando pouco seguro aos motoristas.
O túnel que vai dar acesso ao bairro São João deverá iniciar ainda em 2019. O primeiro passo foi dado pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, que aprovou, no dia 1º de abril, a contratação de uma operação de crédito junto a Caixa Econômica Federal, por meio do PLO nº 29/2019. “Nossa expansão urbana é toda naquele lado. A obra é extremamente importante. Busca-se o que: o trajeto seguro para o motorista fazer o cruzamento, que hoje é totalmente perigoso”, afirma a adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – IPURB, Melissa Bortoletti.
De acordo com Melissa, a obra estava programada para 2020 conforme o cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, visto a urgência da obra, a prefeitura decidiu por abandonar o PAC e realizar um novo financiamento, desta vez pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) pela Caixa Econômica Federal. “A obra estava prevista no PAC, assinada em 2013. Porém, o PAC tem um cronograma, e essa obra pelo cronograma ficaria apenas para o ano que vem. Conforme essa expansão, o prefeito quis adiantar essa obra para não esperar o prazo do PAC. É uma vontade mais antiga e que se consegue viabilizar agora por esse processo que foi passado pela Câmara de Vereadores por esse financiamento. Então nós tiramos do PAC esse valor e fizemos esse novo financiamento. O valor permanece o mesmo”, explica.
O valor da obra gira em torno dos R$ 14 milhões, porém esse valor poderá aumentar por conta das solicitações de adaptações ao projeto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo a adjunta, encontrou-se por meio do financiamento junto à FINISA uma agilidade maior no processo de concretização do início das obras, uma vez que o PAC, de acordo com ela, é muito mais burocrático. “A única diferença que vimos, e que é muito importante é a agilidade”, comenta.
O projeto:
A passagem subterrânea vai iniciar pouco depois da rótula do acesso Norte, na Rua Guilherme Fasolo, passando por baixo da rodovia e fazendo ligação com a Rua Alviazul, no bairro São João. A passagem deverá ter entre 60 a 70 metros de comprimento. Segundo Melissa, a BR-470 não será interrompida pelas obras. “Estamos trabalhando com o DNIT. Como é uma intervenção deles, eles estão trabalhando conosco. O que os engenheiros do DNIT comentaram é que não vai ser bloqueada a via da BR-470, pois esse sistema construtivo vai escavando e vai colocando concreto e não mexe na via. É um sistema mais rápido”, explica a adjunta do Ipurb.
O Diretor do Ipurb, Vanderlei Mesquita, afirmou que a obra será uma das mais importantes dos últimos anos para a mobilidade urbana e expansão do município. “Basta ver a expansão que está acontecendo, número de loteamentos, número de prédios, é uma área que já tem muitas empresas instaladas, o próprio Estádio do Esportivo, isso tem que ser levado em conta, todo o fluxo. Quem passa por aí vê que é um problema muito grande para fazer aquele retorno. Acho que vai ser a obra mais importante dos últimos anos no município para desenvolvimento e para a mobilidade urbana. O valor não é pequeno justamente pelo tipo de intervenção. É aquela história de trocar o motor com o carro funcionando. Hoje é o calcanhar de Achiles, então vai ser resolvido um grande problema para a cidade”, salienta Mesquita.
Após a aprovação do projeto e o cronograma das obras por parte do DNIT, os documentos do projeto serão enviados à Caixa, que fará a liberação para o início dos processos de licitação e posterior ordem de serviço para o início das obras.