Cidades de todas as regiões brasileiras receberam um incremento na fiscalização do comércio, transporte e utilização de armas de fogo e munições. Até a quinta-feira, 25, acontece a oitava ediçã da Operação Alta Pressão. A atividade é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), tendo a participação de integrantes do Exército e também de órgãos de segurança pública.
A operação inicou nesta terça-feira 23, em todo o Brasil. Em Bento Gonçalves, a fiscalização está sendo feita pelos militares do 6º BCOM e do 3º BCOM, de Porto Alegre. De acordo com o comandante do 6º BCOM, tenente-coronel Nelson Marinho, durante aas ações, serão verificadas as documentações, condições de segurança, armazenamento, comercialização e o transporte, com base nas normas em vigor. A fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados pelo Exército (PCE), como explosivos e pólvoras, observada a necessidade e a conveniência, no decorrer da operação, segundo informa comunicado emitido pela assessoria das Forças Armadas.
Segundo o Exército, desde a primeira operação do gênero, ocorrida em 2015, foi possível constatar uma significativa redução no comércio indevido de armas e munições, no âmbito regional e nacional. Todo esse empenho tem como objetivo coibir o cometimento de ilícitos com o uso desses produtos controlados, contribuindo, significantemente, para a segurança da sociedade e a preservação da ordem pública.