A Fimma Brasil 2019 é um sucesso de público e de negócios. A quinta maior feira do mundo encerra suas atividades nesta sexta-feira, 29, com a expectativa de superar os 25 mil visitantes. Nesta quinta-feira, 28, também foi anunciada a mudança de realização do evento em 2021, que não acontecerá mais em março, mais sim no mês de agosto.
Pensada e organizada do setor para o setor, a FIMMA Brasil foi o primeiro evento internacional com foco a ser realizada no Brasil, a partir de 1993, tornando-se a quinta maior feira do mundo para o setor moveleiro. A grandiosidade, credibilidade e tradição podem ser confirmadas por meio da excelente diversificação de expositores que estão nesta 14ª edição: 32% serão empresas de máquinas, 20% de matérias-primas, 18% de ferramentas, 15% de acessórios e 10% de componentes e 5% de outros segmentos. A decisão de mudar o mês da feira de março para agosto em 2021 também foi destacada durante a coletiva. “Essa mudança, que estava sendo avaliada há algum tempo e que agora será concretizada, levou em consideração um estudo criterioso das feiras nacionais, do calendário internacional e dos principais players que participam da feira”, salientou o presidente da Fimma Henrique Tecchio.
Projeto Comprador
Nos dias 27 e 28 de março aconteceram as rodadas de negócios do Projeto Comprador. No total, 51 importadores, de 10 países, participaram de mais de 1,1 mil encontros de negócios, com 66 expositores. Neste ano, a grande novidade foi o limite de crédito pré-aprovado de US$ 2,5 milhões por meio do grupo Exicon, com matriz na Holanda e correspondente no Brasil do Grupo FCI, dedicado a avaliações de risco comercial, para operações a prazo nos segmentos de exportação e importação. Nesta 10ª edição do projeto estiveram presentes Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Uruguai.
O Projeto Comprador FIMMA Brasil 2019 é uma ação realizada no âmbito do Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações – realizado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves com apoio da Apex-Brasil. Juntos, Movergs, Sindmóveis e Apex-Brasil somam esforços para potencializar a internacionalização da cadeia moveleira. Os números finais do Projeto Comprador estão sendo computados e serão divulgados ao final no balanço final da feira. “A cada edição, a feira tem a preocupação de trazer um novo olhar para os negócios ligados ao setor moveleiro, atendendo demandas dos expositores e dos visitantes. Com a perspectiva de retomada da economia, a feira sentiu que era o momento de ampliar a oferta por máquinas e matérias-primas, entre elas dos setores florestal e rochas, e também integrar profissionais da arquitetura e design”, enfatiza Tecchio.
As novidades da feira
Com o mote da diferenciação, a FIMMA Brasil 2019 conta com cinco ações inéditas, criadas com o intuito de proporcionar boas e novas experiências tanto a expositores como para visitantes. São elas:
- áreas exclusivas para os novos segmentos Rochas e Florestal;
- o projeto Mobstone FIMMA – Mobiliário em Pedra que tem o objetivo de promover maior integração entre o móvel brasileiro, o design e a rocha;
- o Arq Day, dedicado especialmente a arquitetos e designers;
- o convite a aproximadamente 200 empresários vips de todo o Brasil;
- o projeto Fábrica em Ação, iniciativa da Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq).