Um dos grandes entraves do atendimento público de saúde em Bento Gonçalves, ao lado da traumatologia, era as questões envolvendo a oftalmologia. Após a realização de um trabalho de planejamento e organização, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia que conseguiu zerar a fila de espera para consultas para a especialidade de oftalmologia no município. A notícia é muito importante pois mostra que o poder público municipal conseguiu solucionar um dos problemas que há anos assolava a comunidade bento-gonçalvense.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, a grande demanda foi suprida com o funcionamento do ambulatório na Unidade Central, além do credenciamento de clínicas particulares. "Conseguimos mudar a realidade de uma grande fila de espera que, em 2017, tinha mais de 5.500 pacientes aguardando por consultas. Em 2018, conseguimos diminuir em 82% a fila de espera e agora zeramos a espera pela primeira consulta graças ao trabalho de gestão da nossa equipe de servidores, o apoio do Rotary com o aparelhamento do ambulatório de oftalmologia, e o credenciamento de novas clínicas", afirma o secretário.
Atualmente, a especialidade conta com 280 retornos, que deverão ser agendados, de acordo com o mês solicitado pelo oftalmologista. Os casos de urgência, encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento, são atendidos no mesmo dia na Clínica do Dr. Sérgio Grácia. "Para primeiras consultas zeramos a fila e estamos agendando os pacientes, conforme estão sendo encaminhados pelas unidades", explica a coordenadora de regulação, Daiane Piúco.
São agendadas mensalmente em torno de 600 consultas, além dos procedimentos, pequenas cirurgias e cirurgias de catarata, conforme a demanda. Os valores investidos em 2019, através de recurso Federal serão de aproximadamente R$ 90 mil/mês.