O projeto para a instalação da Estação Tratamento de Esgoto na Bacia do Burati deverá finalmente sair do papel neste ano, conforme o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. Segundo o Prefeito, o município vai assinar nas próximas semanas o decreto de utilidade pública da área já definida e tratada pela Corsan para a instalação da estação. Segundo o Diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinícius Caberlon, o valor da obra é estimado em R$ 18,5 milhões e deverá iniciar no segundo semestre de 2019.
De acordo com Pasin, a Bacia do Burati é mais importante dentre as bacias pela sua extensão, abrangendo cerca de 50% a 60% da comunidade. “Ela teve um processo que nós não admitimos junto ao Governo do Estado e a Corsan, inclusive sob condição de rescindir o contrato de concessão, que fosse aberto mais uma vez as ruas como foi feito na Zona Sul da nossa cidade, onde tivemos problemas. Pedimos alteração do projeto, apresentamos as nossas razões e a partir de agora ela tem o projeto de esgotamento misto, aprovado pela JERGS e nisso foi captado recurso”, explica Pasin.
A partir da assinatura do decreto, a Corsan iniciará o trabalho de construção da estação com recursos próprios que, posteriormente, serão compensados por um recurso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), captados pela companhia. “Estamos muito felizes. Bento não dispunha de serviço prestado pela Corsan de saneamento, só temos nos novos loteamentos em torno de 10% a 11% de esgoto tratado e que, apesar de existir, é uma grande vergonha pelo percentual baixo. O saneamento é para a vida e estamos garantindo o futuro para nossa cidade”, afirma o Prefeito de Bento.