A Tecnovitis 2017, feira realizada em Bento Gonçalves, que tem o objetivo de apresentar as principais novidades em tecnologia e inovação para o setor vitícola, foi apresentado nesta segunda-feira, 25, para lideranças do Estado. Uma comitiva formada pelo Coordenador da Tecnovitis 2017, Cleimar Zonta, pelo presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, pelo Secretário da Agricultura de Bento Gonçalves, Zelavir Paulo Giordani e pelo geólogo também da Secretaria de Agricultura, Luiz Pinto de Jesus Filho, esteve em Porto Alegre. O objetivo foi apresentar os resultados da primeira edição realizada em 2015 e o planejamento para o próximo ano. A segunda edição deve ter o dobro de visitantes, se comparado a primeira feira que foi de 8 mil pessoas. No ano passado participaram 45 expositores e a expectativa é de que esse número também dobre. A feira é uma realização do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, Emater/Ascar, Embrapa Uva e Vinho, IFRS-Câmpus Bento Gonçalves, Fepagro e IBRAVIN, entre outras entidades públicas e privadas ligadas à viticultura.
O Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio José Minetto, recebeu a comitiva e falou da importância do evento para o setor. “É preciso difundir o conhecimento e levar melhorias para o setor vitícola”, salienta. Para ele, é fundamental o planejamento da feira. “É desta forma que as feiras se consolidam e ganham espaço no mercado”, completa. O secretário Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, também recebeu a equipe que representou a Tecnovitis. “É preciso haver uma constante atualização de quem trabalha nessa área, que é referência para todo país”, destaca.
O agrônomo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar – RS), Umberto Moraes falou da importância de tornar o evento atrativo. “É preciso expor os assuntos que afetam os agricultores e a cadeia produtiva”, avalia. Segundo ele, é preciso mostrar as novidades que surgiram na área e tratar do que pode ser melhorado. O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) Carlos Rivaci Sperotto, também colocou a entidade à disposição para apoio ao evento. “Sabemos que é uma feira que tende a crescer e ganhar espaço”, afirma.
Ciclo de Encontros
A equipe também aproveitou a visita para convidar as autoridades para a última reunião da primeira edição do Ciclos de Encontros com Produtores Rurais da Serra Gaúcha. O encontro será no dia 19 de agosto, às 18h30, no auditório da Embrapa de Bento Gonçalves. Na ocasião será entregue o Relatório de Manifestação dos Produtores, referentes ao tema: Legislação e Depoimentos dos Defensivos Agrícolas. O presidente do Conselho Regional da Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Melvis Barrios Junior, falou sobre os impactos do receituário agronômico, especificado pela norma número 2 de 2015. “Sabemos que muitos pontos fogem da realidade dos agricultores e é preciso ser reavaliada. Acredito que é preciso união e pressão do setor para mudar a norma”, avalia.