A música e a dança têm o expressivo poder de melhorar a autoestima das pessoas. O Projeto EnvelheSendo, que trabalha com idosas de Bento Gonçalves com idade superior a 60 anos, vai muito além do que recuperar sorrisos. Com a dança contemporânea, o projeto promove a reflexão do estado do mundo contemporâneo e aproxima as relações da arte com os idosos, fazendo florescer seus dons artísticos. Isso tudo é revelado nas intervenções urbanas que iniciaram em outubro e que se estendem até o final de novembro, nas praças do município.
O projeto, que iniciou com reuniões em janeiro, mas teve seu efetivo começo no mês de março com aulas de dança contemporânea, atende hoje 17 mulheres com mais de 60 anos. Por meio da dança, o projeto busca no corpo idoso a possibilidade de estabelecer um novo olhar sobre o velho. A iniciativa tem como objetivo a aproximação do idoso com a arte, da arte com o idoso e, sobretudo, da sociedade com o idoso.
Ao longo das aulas, as próprias mulheres que participam do projeto criaram seus próprios movimentos para as coreografias apresentadas nas intervenções urbanas. “A proposta da criação dos movimentos foi processual. Foi desenvolvida durante o andamento das aulas. Nós trazíamos tanto eu quanto a professora Renata, proposta na criação de movimentos e, naquilo desenvolvido por elas, fomos utilizando na coreografia. Grande parte dos movimentos foi criada e desenvolvida por elas, seja individualmente ou em grupo”, explica a professora do projeto, Amanda Zucco.
O resultado desse projeto poderá ser conferido nas intervenções urbanas que serão realizadas no final de novembro, nas praças de Bento Gonçalves. Segundo a idealização do projeto, a intervenção urbana, realizada nas praças, “introduz a premissa da arte como meio para questionar e transformar a vida urbana cotidiana”.
O projeto, financiado pelo Fundo Municipal da Cultura, não tem custo nenhum para participar, porém é necessário ter acima de 60 anos. As professoras e organizadoras do projeto, Amanda Zucco e Renata Zanchettin, almejam que o projeto, que finaliza em dezembro, tenha continuidade em 2019. “A ideia é permanecer com aquelas que puderem, caso tenhamos algum incentivo público para dar continuidade ao projeto, ou às aulas, pelo menos, aceitando sempre as pessoas que desejam participar, pois o projeto tem um cunho totalmente aberto ao público e ele também tem a sua construção a partir deste público”, comenta Amanda.
Para quem deseja participar do projeto, pode entrar em contato pelo fone 54 - 99993 8024 / 54 - 3454 5269.
As intervenções urbanas do Projeto EnvelheSendo ocorrem durante as últimas semanas de novembro, nas Praça Bortholomeu Tacchini (Ao lado do shopping Bento), Praça Ismar Scussel (Casa das Artes) e na Praça Dr. Walter Galassi (Lancheria do Perera).