Um homem foi preso por manter um canil privado com mais de 100 cães em situação de maus-tratos em Farroupilha. A prisão e resgate dos animais ocorreu nesta sexta-feira, 10, através do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM) Caxias do Sul, juntamente com a Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Farroupilha.
As equipes realizaram inspeção no canil especializado na reprodução e venda de cães de raça, com diversos anúncios em sites e redes sociais. No local, os policiais militares flagraram uma situação completamente oposta a apresentada nas redes sociais. As fêmeas (também chamadas de matrizes) estavam alojadas em gaiolas pequenas , sujas, sem alimentação e água potável.
No total, havia 118 cães, sendo que uma parte deles estava confinada em local sem ventilação, e outros, nos fundos do estabelecimento, sob o tempo, sem ração e sem abrigo.
Cães das raças Lulu-da-pomerânia, Shih-tzu, Yorkshire terrier, Chihuahua, dentre outras, e de diversas idades, estavam em situação de maus-tratos, atestado pelo médico veterinário que acompanhou a equipe.
Diante do crime ambiental, o proprietário do canil recebeu voz de prisão, sendo encaminhado para a Delegacia Policial de Pronto Atendimento (DPPA) de Farroupilha.
Conforme Lei Sansão (Lei 14.064/20), aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos. O crime passou a ser punido com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
Mín. 15° Máx. 30°