A corrida pelo ingresso na universidade está aí: começa neste domingo, 4 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Nesta tarde serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens — com questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, e tecnologias da informação e comunicação — e Ciências Humanas, com questões de história, geografia, sociologia e filosofia.
São 5,5 milhões de candidatos inscritos na edição de 2018, sendo 240 mil no Rio Grande do Sul. As provas seguem no próximo domingo (11), com as questões de Matemática e Ciências da Natureza. Para realizar o exame com tranquilidade, não ser um dos "atrasados do Enem" e não deixar nada prejudicar este dia importante, confira tudo que você precisa saber para se organizar e ficar ainda mais perto da vaga no Ensino Superior.
Mudança de horário
Antes de mais nada lembre-se a partir da meia-noite entrou em vigor o horário de verão, assim seu relógio deve estar adiantado em uma hora. Se você tem smartphone com o sistema operacional Android, faça o processo manualmente, antes da virada, conforme as dicas abaixo do Google: Entre no menu "Configurações" e procure o item chamado "Sistema", escolha "Data e Hora" ou algo similar – em alguns aparelhos, talvez não seja necessário passar pelo menu "Sistema". Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".
Depois desses passos, adicione 1 hora em seu horário local e tudo estará pronto para ativar os despertadores.
Na manhã seguinte, deve-se desfazer essas configurações ativando as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático", além de reiniciar o aparelho.
A Apple garante que usuários do sistema iOS podem confiar no ajuste automático.
Abertura dos portões e horário das provas
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30min
Término das provas neste primeiro dia: 19h
Local da prova
Para conferir o local onde você realizará a prova, acesse o Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível neste site. Para acessar, basta digitar o CPF e a senha cadastrada no dia da inscrição. Também é possível acessar pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. O Cartão informa também o número de inscrição, a data e a hora das provas, a indicação de quaisquer atendimentos especiais aprovados, caso tenham sido solicitados, e a opção de língua estrangeira selecionada.
O que é preciso levar
Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente
Documento oficial de identificação original com foto
É aconselhável levar cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).
Documentos válidos:
Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, -Polícia Militar e Polícia Federal
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados
Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal
Carteira de Registro Nacional Migratório
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Certificado de Dispensa de Incorporação
Certificado de Reservista
Passaporte
Carteira Nacional de Habilitação com foto=
Identidade funcional
FIQUE ATENTO: não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.
O que pode e o que não pode durante as provas
Nos dias de realização do exame, o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais. O candidato que se recusar, injustificadamente, a ser submetido à revista será eliminado do Enem.
Antes de ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar, no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados. O envelope deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, ser mantido embaixo da carteira e permanecer lacrado até a saída definitiva do local.
O estudante só poderá sair do local de provas com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término do exame.
O candidato não poderá, sob pena de eliminação, ausentar-se da sala de provas com o material de aplicação, exceto seu Caderno de Questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. O participante só poderá fazer anotações relativas às suas respostas no Cartão-Resposta/Folha de Redação e no Caderno de Questões.
É proibido portar, ao ingressar em sala de provas, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, telefones celulares, gravadores, pen drive, relógio, alarmes. Também é proibido usar óculos de sol e bonés ou chapéus.