O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo, 4, de novembro. À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17).
Neste ano, o horário de verão foi encurtado. Até o ano passado, o horário de verão se iniciava no terceiro domingo do mês de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.
O Palácio do Planalto chegou a informar no início do mês que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.
Alerta do Google
As complicações recentes fizeram o Google emitir um alerta na última semana recomendando que todos com compromisso importante no domingo definam manualmente a hora antes da virada. O aviso da empresa é decorrência dos problemas revelados por usuários de sistema Android, do qual a empresa é proprietária.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Veja como ajustar manualmente
1 – Entre no menu "Configurações" e procure o item chamado “Sistema”. Depois, escolha “Data e Hora” ou similar – em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”.
2 – Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
3 – Depois desses passos, adicione uma hora em seu horário local e tudo estará pronto para ativar seus despertadores.
Ainda de acordo com a companhia, ma manhã seguinte, o usuário deve se lembrar de desfazer essas configurações ativando as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. Logo depois, o aparelho deve ser reiniciado. O horário deve, então, estar de acordo com o sinal enviado pelas operadoras.
Como reduzir os efeitos da mudança no organismo
As consequências da mudança de horário no organismo – que pode levar até sete dias para se adaptar – podem ir desde mal-estar, dificuldades para dormir, sonolência diurna e alterações de apetite. Confira dicas para diminuir o impacto:
Durma com a janela aberta, para que a luminosidade natural ajude a despertar mais cedo.
Mantenha os horários de refeição, independentemente da fome.
Escureça os ambientes após o jantar.
Procure manter horários fixos para dormir e acordar.
Evite usar equipamentos eletrônicos antes de dormir.
Aproveite as horas a mais de sol para fazer exercícios.