Empoderamento das mulheres, Lei Maria da Penha e formas de prevenção da violência doméstica, sexual e importunação. Estes foram alguns dos temtas tratados no projeto Bolsa de Mulher, desenvolvido nas aulas de Geografia, com os alunos dos 2º anos do Ensino Médio da Escola Alfredo Aveline. Os estudantes assistiram à palestra da titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), delegada Deise Salton Brancher.
O projeto vai ao encontro do que preconiza os preceitos da BNCC e dos Planos de Estudo da Escola e em apoio à Agenda 2030, que através da ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países.
A professora Eliana Passarin diz que o projeto Bolsa de Mulher visa construir o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico perante as necessidades que se apresentam na sociedade, além de desenvolver uma cultura de paz.
Estratégias do Projeto Bolsa de Mulher:
- Construir um painel para apresentar os dados trabalhos e expor para a escola
- Produzir gráficos e análises, por região do Brasil.
- Convidar autoridades que possam falar sobre tema igualdade de gênero e violência feminina com o objetivo de dialogar com as demais turmas do ensino médio.
- Produzir um folder com o resultado do projeto e entregar para a comunidade como forma da escola cumprir com uma de suas missões que é o princípio da extensão acadêmica que é uma ação junto à comunidade a seu redor, disponibilizando, ao público externo o conhecimento produzido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos.