Estão definidos os vereadores que irão concorrer para compor a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores a partir de janeiro de 2019. Para o cargo de presidente, apenas os nomes de Rafael Pasqualotto (PP) e Marcos Barbosa (PRB) foram inscritos. A eleição acontece na sessão ordinária da próxima segunda-feira, 5 de novembro, a partir das 15h.
Os nomes dos inscritos foram divulgados na tarde desta segunda-feira, 29, na Câmara de Vereadores. A eleição deste ano não será por chapas, como acontecia anteriormente, mas sim por cargos, como determina a Lei Orgânica do Município. O único cargo que está definido é o de primeiro secretário. O vereador Paulo Cavali, o Paco (PTB), foi o único parlamentar inscrito para o cargo de primeiro secretário.
Para concorrer a segundo secretário se inscreveram os vereadores Volnei Cristófoli (PP) e Sidinei da Silva (PPS). Ao cargo de vice-presidente disputam os parlamentares Jocelito Tonietto (PDT), Neri Mazzochin (PP) e Elvio de Lima (PMDB).
Rafael Pasqualotto é considerado está em seu primeiro mandato, mas é considerado o favorito ao cargo de presidente. Vereador mais votado nas eleições de 2016, com 1.832 votos, ele é o candidato da ala governista. Para garantir sua eleição, o PP está mobilizado. O partido cogita até em recolocar o vereador Amarildo Lucatteli (PP) no Legislativo para garantir a maioria dos votos e, com isso, a presidência da Casa do Povo. Pelas suas contas, Pasqualotto trabalha com a ideia de alcançar entre 11 e 12 votos nesta eleição.
Do outro lado está o experiente vereador Marcos Barbosa (PRB). Em seu terceiro mandato como vereador, Barbosa quer surpreender e chegar à presidência do Legislativo. Reeleito com 1.211 votos, ele conta com o auxílio do ex-presidente da Câmara, Valdecir Rubbo, em uma possível articulação para surpreender o favoritismo de Pasqualotto nos bastidores. Para ser o novo presidente do Legislativo nos próximos dois anos, Barbosa precisará somar, pelo menos nove votos.