O novo presidente do Brasil, o candidato do PSL Jair Bolsonaro, venceu em 16 estados brasileiros, contra 11 que tiveram vitória de Fernando Haddad (PT). Porém, Bento Gonçalves foi uma das cidades brasileiras que registrou um dos maiores índices de apoio ao novo presidente. Bolsonaro recebeu mais de 80% dos votos válidos na Capital do Vinho.
O resultado da eleição em Bento Gonçalves foi um duro recado ao PT nas urnas. Dos 68.883 votos válidos em Bento Gonçalves, Bolsonaro obteve 56.142 votos, ou 81,50% de toda a votação. Fernando Haddad, por sua vez, teve apenas 12.741 votos, ou 18,50%. Isso significa que a cada 10 votos computados, 8 foram para Bolsonaro e apenas 2 para Haddad.
A cidade, que convive com o ano mais violento da sua história, com 44 assassinatos, uma guerra entre facções que comandam o tráfico de drogas, e delinquentes sendo soltos pelo judiciário, logo após serem presos pela Brigada Militar, mostrou que estava afinada com o discurso do candidato do PSL, afirmando que quer tolerância zero com a criminalidade.
Prefeito Pasin não conseguiu vitória para Eduardo Leite em Bento
Reeleito com mais de 45 mil votos, o prefeito Guilherme Pasin não conseguiu reverter sua força nas urnas em votos para o seu candidato no segundo turno Eduardo Leite. A comunidade optou pela proximidade com o gringo José Ivo Sartori, que venceu em Bento Gonçalves com 67% dos votos. Sartori recebeu 44.793 votos na cidade, enquanto Eduardo Leite somou 22.025 votos, o equivalente a 32,96%.
Apesar disso, Pasin sai fortalecido com a eleição de Leite, após a decepcionante votação da dupla Alckmin e Ana Amélia Lemos. Muito próximo de Eduardo Leite, Pasin chegou a ser cotado como candidato a vice no início deste ano, mas a coligação não foi concretizada. Ele pode aparecer como um futuro secretário do novo governador, senão neste primeiro momento, mas depois que deixar o comando da prefeitura.